EDITORIAS:

sábado, 11 de janeiro de 2014

ESPECIAL: GUARDA POPULAR DO INTER: 10 ANOS DE POLÊMICAS

Redação: Vitor Kellner / Produção: @rsesporte_com / Foto: Google Imagens


Guarda Popular ColoradaA Guarda Popular foi formada a partir da união entre as barras Guarda e Popular, desde 2004 com a remodelação do Estádio Beira-Rio e o fechamento do setor popular do Beira-Rio (conhecido como Coréia, localizado abaixo da arquibancada inferior e próximo ao campo). A organização tem por característica ser uma torcida de livre adesão, sem mensalidade, uniforme padrão ou controle de participantes. 


Em 2005, conflitos ideológicos entre Popular do Inter e Guarda Colorada separaram a torcida. Mas durante o ano os torcedores voltaram a torcer junto formando a Guarda Popular Colorada. 


Em 2006, após a torcida Geral do Grêmio incendiar banheiros químicos no Estádio Beira-Rio torcedores da Guarda Popular do Inter e da Geral do Grêmio passaram a se agredir mutuamente, sendo necessário medidas judiciais para estancar esse flagelo. 

Em 2011, torcedores da Guarda Popular e Popular do Inter se envolveram em uma briga com facas depois do jogo festivo de despedida do ex-atacante Fabiano. O Inter decidiu excluir a Guarda Popular e a Popular do Inter, elas mão serão mais autorizadas a ingressar no estádio com instrumentos musicais, faixas e bandeiras. 



Em 2013, o Ministério Público do Rio Grande do Sul conseguiu que 33 torcedores do Inter fossem proibidos de entrar em estádios de futebol depois de se envolverem na agressão a policiais militares antes da partida entre Inter e Coritiba. Os 33, ficarão afastados pelos próximos 10 jogos do Inter. 


Apesar de estar proibido de frequentar estádios desde que se envolveu em uma briga em setembro o principal líder da Guarda Popular do Inter, Gilberto Bitencourt Viegas, o Giba do Trem, apareceu na apresentação do técnico Abel Braga em frente ao Hotel Blue Tree, onde pousou para a fotografia ao lado de Abel (Giba é o de camisa branca a esquerda abraçado em Abel). 


Ainda em 2013, a Guarda Popular foi acusada de atos de racismo no twitter, em nota oficial a torcida explicou: “A Guarda Popular repudia qualquer tipo de manifestação racista, contra qualquer pessoa, a nível esportivo como civil, estamos aqui para afirmar que a conta no twitter que se identifica como guarda colorada é uma conta que não é do nosso perfil oficial, assim como a mesma não esta como referência no site do inter, como nossas demais contas. A Guarda sempre se manifesto contra qualquer tipo de ato asqueroso de nível racista, sempre luto contra o racismo por este ser um clube de negros, brancos, amarelos, índios, um clube de todos. A Guarda Popular volta aqui afirmar que não tem conta no twitter, esta atual diretoria que esta desde 2011 não tem conta no twitter, então afirmamos que estas declaração feita por profile no twitter não são da nossa autoria, gostaríamos que se possível fosse feita uma denuncia em bloco contra essa conta. Esta torcida não tolera e não tolerará racismo na torcida do inter, assim como não apoia nenhuma manifestação racista tanto contra jogadores de futebol, cidadão brasileiros ou estrangeiros. A Guarda Popular afirma aqui que não seria tão irracional de esquecer suas origens, assim como a historia da torcida do Internacional e dos jogadores do inter”. 

A Guarda Popular apesar de o Beira-Rio estar fechado para a reforma continua apoiando o clube seja em Caxias do Sul seja em Novo Hamburgo, a torcida espera com ansiedade para a re-inauguração do Beira-Rio e para fazer a festa dentro do novo Estádio com seus bunbos, repiniques e trompetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário