EDITORIAS:

quinta-feira, 12 de junho de 2014

SAIBA A RESILIÊNCIA DE BRASIL X CROÁCIA

Redação: @rcopetti / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens 

O rsesporte.com em parceira com a TAC 4º Fator traz mais uma vez o estudo da resiliência para que todos saibam o poder comportamental dos times dentro de campo diante da pressão mental exercida pela torcida, mídia, investidores e dirigentes. A resiliência não é solução para tudo, mas é um fator que se alia aos já explorados no futebol e traz respostas para quando os outros três fatores: Técnica, Tática e Preparação Física não conseguem informar aos interessados no tema futebol.

Observação importante: As cores são apenas uma legenda para o fácil entendimento do estudo pelo torcedor. A soma total da resiliência, assim como o conjunto de características do time podem mudar positivamente ou negativamente durante a partida conforme as substituições de cada treinador.

Saiba a leitura da TAC 4ª fator para a partida:



Analizando o confronto pelo método TAC, a Seleção do Brasil é a favorita para ser a vitoriosa, pois leva vantagem em todos os aspectos.  O time brasileiro soma o máximo que o conjunto da resiliência pode suportar 16 dentro do ideal que é 11, acima disso é complicado administrar a pressão sofrida pelo ambiente geral. Já a Croácia soma 18 e com isso sofrerá muito mais para gestionar a pressão contra. Somente uma zebra muito grande (falta de determinação) pode impedir a vitória da seleção comandada por Felipão.

Tabela da resiliência:


Nota do rsesporte.com: Caso o Brasil e Croácia entrem com times e esquemas táticos diferentes das citadas acima a análise mudará.

O que é o 4º fator:

A) Análise do padrão de comportamento dos jogadores, classificando-os em três grupos:

1. Força (imposição); 2. Trabalho (interação); 3. Criatividade (cooperação).



B) O espírito e a personalidade de uma equipe dependem fundamentalmente do conjunto de padrões de comportamento de cada atleta e dos valores do clube e da comissão técnica. Para determinar qual a composição ideal para formar uma equipe de futebol, considerando as características dominantes dos três grupos de atletas, foram efetuadas pesquisas com os times que obtiveram os resultados mais consistentes das últimas décadas dentro do futebol mundial.

C) Com a identificação do perfil de comportamento dos atletas, verifica-se se a existência de jogadores na quantidade e qualidade para a escalação da equipe ideal para cada partida. As carências serão supridas através de orientações para buscar estes atletas no mercado ou serem formados nas categorias de base do próprio clube.

D) Passa-se para o técnico a avaliação do padrão de comportamento das equipes adversárias, salientando os seus pontos fortes e pontos fracos. Essas novas informações servem de subsídios para que o técnico escale a equipe ideal e a melhor estratégia para a partida.

E) O conhecimento do perfil de comportamento de cada atleta é de fundamental importância para motivar de forma eficaz os jogadores a cumprir a estratégia determinada pelos outros 3 fatores. (Técnica, Tática e Preparação Física)

Nenhum comentário:

Postar um comentário