EDITORIAS:

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SANTOS X GRÊMIO É ADIADO PELO STJD

Redação: Lucas Sommer Goulart / Produção: @rsesporte_com / Foto: ESPN


Além do episódio de discriminação racial, Grêmio foi denunciado por arremesso de objetos em campo e atraso. Equipe de arbitragem e Santos também em pauta.


“É preciso que outras autoridades também façam a sua parte. Ministério Público, autoridades policiais e judiciárias precisam agir contra criminosos normalmente travestidos de torcedores. Os clubes devem responder pelos atos racistas e violentos de seus torcedores, quanto a isso não resta dúvida alguma, mas não basta. Estamos em contato com a CBF e sua Comissão de Arbitragem para que os árbitros sejam melhor instruídos e nos auxiliem a combater essa prática nefasta que revela um atraso social e ainda encontra no futebol um terreno fértil a sua proliferação. Um câncer a ser extirpado do esporte para preservar a dignidade humana contra atos de preconceito" declarou Paulo Schmitt, Procurador Geral do STJD.

O STJD analisou vídeos, matérias jornalísticas, a súmula da partida e o Adendo enviado por email do árbitro da partida. O árbitro é Wilton Pereira Sampaio, que em súmula não relatou o racismo, mas no Adendo à súmula da partida informa que soube do racismo pela imprensa e alguns atletas do Santos, mas que o trio de arbitragem não viu.

Após isso, denunciaram o Grêmio nos seguintes artigos:

1º Pela ação da torcida, o Grêmio será julgado com base no artigo 243-G do CBJD (discriminação racial).

2º Será julgado no artigo 213, inciso III do CBJD (arremesso de objeto em campo).

3º Artigo 191 por entrar em campo três minutos após o horário previsto.

PENA: Pelo primeiro 243-G, o Grêmio pode ser excluído da competição e multado em até R$ 100 mil, multa essa que também está prevista nas demais infrações.

O árbitro, os assistentes Kleber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock e o quarto árbitro Roger Goulart também irão a julgamento. Foram denunciados nos artigos 261-A e 266, ambos do CBJD.

PENA: Suspensão de até 90 dias e 360 dias, mas as infrações podem ser cumuladas com multa de até R$ 100 mil cada.

O assessor Luiz Cunha Martins será julgado por descumprir o artigo 191 do CBJD.

O Santos também terá que responder pelo atraso da partida. O Santos demorou dois minutos para entrar em campo e de um minuto para o reinício da partida. Será julgado em base dos artigos 191 e 206, ambos do CBJD.

PENA: Multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário