EDITORIAS:

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OS NÚMEROS PARA VAGA NA LIBERTADORES

Redação e Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens 


Mal começou o segundo turno e já temos projeções dos postulantes a próxima Libertadores da América. Hoje, o G4 é formado por Cruzeiro, São Paulo, Inter e Corinthians. A matemática ajuda muito a fazermos essa análise.

Nessa semana, o Inter tem 2 adversários “teoricamente” fáceis, e precisa fazer os 6pts. Criciúma e Coritiba em casa. O Grêmio já tem missão complicada. Encara o Fluminense e o Botafogo no Rio de Janeiro. E no meio das partidas tem o julgamento do Pleno sobre o caso Aranha.

Quem faz a conta é Tristão Garcia: “A lógica é manter a média de dois pontos por jogo. Quando tu te afasta desta média, até 1,5, tua realidade passa a ser a classificação para Libertadores. O Brasileirão é uma maratona de regularidade. O Grêmio tem duas oportunidades de fazer a diferença, de crescer na tabela, e fazer a média de seus concorrentes despencar ainda mais. O Inter só tem obrigação. Matematicamente, os pontos conquistados não são para ele. Pode subir na tabela? Claro. Mas a partir do tropeço de outros”.

Na última edição deu San Lorenzo
Com base nas últimas 6 rodadas, o Grêmio tem boa média. São 14pts em 18 disputados, média de 2,33. O líder Cruzeiro teve 1,67. Outro clube que vem subindo bem é o Atlético/MG. Venceu as duas últimas rodadas, Goiás e Cruzeiro, e encostou na disputa pelo G4.

Tristão comentou sobre os 7 primeiros, os que mais tem chances de figurar na próxima Libertadores. Segundo Tristão, Cruzeiro está com 99% garantido: "O Cruzeiro já não é o líder que deixa o campeonato sem graça. A derrota do final de semana melhorou o campeonato."

O vice-líder, São Paulo, está 77% garantido: "Vinha em uma crescente, venceu o Cruzeiro, estava em uma ascendente. Não aproveitou o melhor momento". O Inter está com 66%: "Foi uma semana boa, ainda não representa a excelência para a regularidade no campeonato." O 4º, o Corinthians, tem 41% de chances de disputar a competição continental: "Se mantém no G-4 há 20 rodadas. Não teve uma tabela inicial tão boa. Produziu bastante na linha matemática da competição."

Os fora do G4, Grêmio, Atlético/MG e Fluminense, têm 39%, 38% e 23% de chances respectivamente. "o Grêmio tem de captar vitórias fora. Será a diferença. Dentro de casa, empatar uma e vencer outra, matematicamente, não é bom. O Atlético/MG vem que é um relógio. A média dos últimos seis jogos se mantém estável. E o Fluminense fez média de rebaixamento nos últimos jogos. Perdeu o fôlego, tem a obrigação de ganhar em casa e duas vezes mais fora."

Nesta quarta-feira começa mais um capítulo nesta corrida pela Libertadores 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário