EDITORIAS:

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

INTER DESCOBRE "GATO" NA BASE E RESCINDE COM PROMESSA

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Tomás Hammes


Uma das grandes promessas da base do Internacional, o meia Fernando Baiano não tem mais nenhum ligação com o clube gaúcho. O motivo da rescisão do jogador foi uma irregularidade em sua idade, Fernando Baiano usava o registro de seu irmão mais novo Ernando Amorim Conceição para diminuir sua idade de 24 para 19 anos.

O "gato" da promessa da base Colorada foi revelada pelo empresário Delcir Sonda, responsável pela contratação de jogadores como D`Alessandro, Kléber e recentemente Aránguiz. Dono do grupo DIS, Sonda denunciou a irregularidade após Guilherme Miranda e Thiago Ferro romperem a parceria com ele e fundaram a Elenko Sports. Fernando Baiano que era agenciado pela DIS, optou por seguir junto com Miranda e Ferro e com isso Sonda decidiu denunciar o "gato" do garoto.


Desde de 2009 no Internacional, Fernando Baiano teve as suspeitas de falsificação da idade denunciada pelo UOL Esporte em setembro e desde então foi afastado da equipe sub-23 do Inter. Nos meses anteriores, o clube chegou a buscar ajuda da Federação Gaúcha de Futebol para apurar o registro e analisou documentos oriundos de Feira de Santana, na Bahia. Recentemente, enfim, ele pediu rescisão do contrato que tinha duração até o fim em janeiro. No último mês Baiano pediu para rescindir com o clube e explicou a história. "Nós ficamos sabendo disso quando ele (jogador) veio e nos falou. Na hora da demissão, ele escreveu uma carta e relatou toda a história. Admitiu que usava os documentos do irmão. Não tivemos escolha", declarou o diretor executivo do inter Jorge Macedo ao UOL Esporte.



Segundo foi apurado pelo UOL Esporte, as desconfianças em relação à idade real de Fernando Baiano são antigas. Há cinco anos, o Internacional já havia buscado os documentos do jogador na Bahia. O único ponto que à época levantou suspeitas foi a certidão de nascimento entregue por Fernando, emitida justamente em 2009, no cartório de São Gonçalo dos Campos, interior baiano. Jorge Macedo também nega essa versão. "Ficamos sabendo mesmo quando ele nos falou (no fim de outubro). Os documentos apresentados eram válidos, originais, então não tinha como um erro ser encontrado. O histórico escolar e o RG, tudo mais", argumento o diretor.

Nas divisões de base do Internacional, com cinco anos a mais que os companheiros e adversários, Fernando Baiano teve trajetória de destaque. Foi campeão nacional na Copa Nike sub-15, chegou à seleção brasileira sub-17 e se transferiu para o Olympique Lyon-FRA. Meses depois, voltou ao Inter, recontratado justamente pelo Grupo DIS.


Ele chegou a treinar mais de uma vez no elenco principal, durante a gestão tampão de Clemer, no final de 2013. Em 2014, participou de dois jogos do Gauchão. Entrou no decorrer do confronto com o São Luiz-RS e foi titular na partida diante do Novo Hamburgo, ambas em janeiro, quando o time sub-23 representava o clube no estadual.


Agora sem clube, Fernando Baiano ex-promessa do Inter tentará em 2015 retomar a carreira no futebol, a Elenko Sports será a responsável por buscar um novo clube para o jogador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário