EDITORIAS:

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ESPECIAL: QUAL O FUTURO DE R10: UM CLUBE OU APOSENTADORIA?

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens




Nem 72 horas após o anúncio de sua saída do Fluminense, o craque Ronaldinho Gaúcho se envolveu em confusão. Por volta do meio-dia de quinta-feira, o carro de R10, caiu na lateral da pista na Estrada Chácara do Banco, Vila Chácara do Banco, no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre. O motivo? Discussão com o vizinho que mexeu com ele ao sair da casa de Dona Miguelina, sua mãe. O jogador respondeu e o caro foi parar na vala localizada paralelamente a rua. Não houve feridos e todos passam bem, mas com mais esta polêmica o rsesporte.com pergunta.

Qual o futuro de R10?


Dois meses, esse foi o tempo da melancólica passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Fluminense. Com nenhum gol e nenhuma assistência nos nove jogos que disputou com a camisa do Tricolor carioca, R10 rescindiu seu contrato com o clube na última terça-feira, alegando que não estava conseguindo retribuir ao clube a torcida, o carinho que recebeu.

Mediante a mais uma passagem decepcionante do meia de 35 anos, que já havia deixado a desejar no Querétaro do México no ano passado e no Flamengo em 2011, os amantes do futebol se questionam sobre qual será o futuro de Ronaldinho Gaúcho? Será que ele realmente ainda deseja jogar futebol?

Não se pode dizer o que se passa na cabeça de um jogador, que é um dos maiores da história, que ganhou quase tudo na carreira e que por duas vezes foi considerado o melhor jogador do mundo. Pessoas ligadas ao meia, dizem que ele cogita encerrar a carreira, mas será interessante encerrar sua brilhante carreira com uma passagem tão apagado como está que teve no Fluminense?

NÚMEROS DE R10 NA CARREIRA:

Grêmio (1998-2001) - 141 jogos / 69 gols / 0,49 média
PSG (2001-2003)- 73 jogos / 22 gols / 0,30 média
Barcelona (2003-2008) - 247 jogos / 94 gols / 0,38 média
Milan (2008-2010) - 104 jogos / 26 gols / 0,25 média
Flamengo (2011-2012) - 74 jogos / 28 gols / 0,37 média
Atlético-MG (2012-2013) - 85 jogos / 27 gols / 0,31 média
Querétaro (2014-2015) - 29 jogos / 8 gols / 0,27 média
Fluminense (2015) - 9 jogos / 0 gols / 0,0 média

R10 OU ERRE 10?

Difícil falar de Ronaldinho Gaúcho sem lembrar de sua brilhante passagem no Barcelona onde foi campeão da Liga do Campeões, do Campeonato Espanhol, melhor jogador do mundo duas vezes e ídolo. Ele foi um dos responsáveis por revolucionar o clube e ajudar Messi a se tornar o Messi que é hoje. A brilhante passagem se encerrou com 247 jogos e 94 gols, uma média de 0,32 gols por partida. Porem, desde o final de sua passagem pela Espanha R10 nunca foi mais o mesmo, quando foi para o Milan em 2008 a expectativa sobre ele já não era a mesma, mesmo com o quadrado mágico com Ronaldinho, Kaka`, Robinho e Pato, o meia não conseguiu brilhar, acumulou más atuações e ficou marcado por lampejos de habilidade. Aparecia na mídia por uma caneta que dava, não por uma grande partida. Na equipe Rossonera foram 104 jogos de 2008 à 2010 e 26 gols marcados.


Do Milan ele veio para o Flamengo, em uma negociação que tinha tudo para levar o camisa 10 ao Grêmio. A passagem dele pelo Rubro Negro carioca porem, foi ainda pior que pelo Rubro Negro italiano. O Inicio foi promissor com a conquista do Campeonato Carioca, mas só ficou por ai, más atuações, brigas com Vanderley Luxemburgo, que então era o técnico da equipe o fizeram deixar o clube pelas "portas do fundo". R10 deixou o clube com 74 jogos e apenas 28 gols marcados e 5 assistências.

Da saída do Flamengo veio o recomeço de Ronaldinho, em 2012 ele foi para o Atlético-MG e voltou a ser protagonista, com golaços, assistências e atuações decisivas ajudou o clube a conquistar a inédita Libertadores de 2013. Alem disso formou uma bela parceria com o amigo Jô, que assim como ele deu a volta por cima, após uma passagem ruim pelo Internacional. Mas a relação de amor de R10 com o Galo chegou ao fim em 2014 e ele foi então para um novo desafio. Pela equipe disputou 85 jogos, marcou 27 gols e deu 25 assistências, tendo 42 vitórias, 27 empates e apenas 16 derrotas.

No meio de 2014, Ronaldinho pegou as malas e foi para o México defender o desconhecido Querétaro. Chegou com status de craque e logo na estréia desperdiçou um pênalti. Para a torcida nada demais, apenas algo que acontece, porem a seqüência dele foi de altos e baixos, com muito mais baixos que altos. Pouco futebol e mais confusões, como quando abandou o estádio ao ser substituído. Foi a gota d água, R10 foi embora do México com apenas 29 jogos, 8 gols e 6 assistências e retornou ao Brasil para defender o Fluminense em sua passagem relâmpago de apenas nove jogos,sete como titular, onde não fez nenhum gol e nem deu assistências e que tevê apenas três dribles algo que era sua característica.



SELEÇÃO:


A carreira de Ronaldinho ainda tem uma trajetória vitoriosa pela seleção brasileira. Campeão do Mundo em 2003, na Copa da Coréia e do Japão R10 estreou com a amarelinha em um jogo contra a Letônia, em junho de 1999, mas foi na na Copa América do mesmo ano que deu seu cartão de visita. Um golaço contra Venezuela na goleada por 7a0. Ele deu um chapéu no zagueiro e em seguida chutar forte no canto do goleiro Vega.

Na Copa de 2002, Ronaldinho viu Rivaldo e Ronaldo brilharem na conquista do penta, mas teve grande participação nas quartas de final contra Inglaterra ao marcar um gol de falta quase do meio campo, na sequência do jogo foi expulso e ficou fora da semifinal contra a Turquia, retornando ao time na final.

Na Copa seguinte era o grande nome do futebol mundial, eleito duas vezes o melhor do Mundo formou o quadrado mágico com kaka, Adriano e Ronaldo, mas aquela que pra muitas era disparada a melhor seleção da Copa fracassou ao ser derrotada pela França.

Após o fracasso voltou a seleção em 2008, para disputar as olimpíadas de Pequim, a seleção fazia boa campanha até encontrar a argentina de Messi na semifinal e ser goleada.

Fora da Copa de 2010, voltou a seleção com Mano Menezes em 2011 e tevê sua última aparição com a amarelinha no dia 6 de fevereiro de 2013 na derrota para a Inglaterra em Wembley em 2013 quando foi homenageado pelos 100 jogos pela seleção, na partida foi mal e ainda perdeu um pênalti. A passagem do meia pela seleção tevê 100 jogos e 35 gols marcados.




E O FUTURO?


Um jogador tão talentoso, merecia um final de carreira mais digno, aquele Ronaldinho que encantava a todos quando vestia a camisa do PSG da Franca e do Barcelona da Espanha, mereceria "pendurar as chuteiras", após uma passagem brilhante, como fora a sua pelo Atlético-MG que embora tenha tido um inicio não muito animar, se encerrou com o Título da Libertadores da América de 2013, onde foi um dos protagonistas. Se vai, ou não encerrar a carreira não sabemos, mas existem algumas possibilidades para o futuro de R10. Vamos a eles:

APOSENTADORIA:


O primeiro deles é o de encerrar a carreira, como já fora citado acima. Ronaldinho parece ter perdido a alegria em jogar futebol, o seu desejo em entrar em campo em busca de vitórias e títulos parece a cada jogo, que ficou no vestiário e aquela declaração dele em sua chegada ao Fluminense de que vinha para "buscar o título que ainda o faltava, o do Brasileirão", parece ter sido deixada de lado. O futebol virou uma obrigação para Ronaldinho, por isso não descarto que este, que foi o maior jogador que vi jogador, realmente "pendure as chuteiras". Para o irmão e empresário Assis não, segundo ele "enquanto ele tiver alegria de jogar futebol, vai jogar".




FUTEBOL ASIÁTICO:

Um mercado que parece estar aberto para Ronaldinho é o do futebol asiático, um futebol que está em ascensão e vem crescendo nos últimos anos. O futebol Chinês por exemplo vem levando os principais jogadores do futebol brasileiro nos últimos anos, como Diego Tardelli, Ricardo Goulart, Conca e Éverton Ribeiro, alem de jogadores de renome internacional como Robinho, Anelka e o técnico Marcelo Lippi.

Outra possibilidade é jogar na Índia, um país que tem investido no futebol nas últimas temporadas e com um calendário menos atrai jogadores de mais idade, como o experiente Del Piero, ídolo da Juventus e Trezeguet que também teve grande passagem pela equipe italiana.

EUA:

Se o futebol asiático está em evolução, o mesmo pode se dizer do futebol nos Estados Unidos, a MLS (Major League Soccer) tem crescido muito nos últimos anos e o campeonato que era conhecido como o campeonato onde Beckham jogava, agora conta com Lampard, Kaka` e Gerrard, entre outros jogadores com grande histórico nas principais ligas do mundo.

E o interesse dos americanos em R10 já existe, um dia após deixar o Fluminense o jogador já teve seu nome vinculado ao Corinthians EUA equipe que disputa a CSL (Coast Soccer League), que é inspirada no Corinthians do Brasil, foi criada em 2010 e que é presidida e treinada por Brasileiros. Por conta disso e do fato de as portas parecerem ter se fechado no Brasil, acredito que Ronaldinho deve mesmo ir para a terra dos sonhos.

ATLÉTICO-MG:

Deixo para o fim os clubes brasileiros e não há como deixar de fora o Atlético-MG, equipe onde Ronaldinho defendeu por dois anos e conquistou três títulos, o Campeonato Mineiro, a Libertadores onde foi um dos protagonistas e a Recopa.

Esse ano após a derrota do Fluminense para o Atlético-MG no Maracanã, Ronaldinho foi ao vestiário do Galo e tirou foto com os ex-companheiros, algo normal para um ex-jogador da equipe, mas não após sofrer uma goleada, a torcida não gostou. O que pode atrapalhar em um possível retorno é que Alexandre Kalil não é mais o presidente do Atlético-MG, ele tinha Ronaldinho e Jô, na mão. Durante a passagem de R10 pelo Galo, as noticias dele eram dentro de campo e não de fora dos gramados, como havia se tornado costumo. A própria chegada dele mostra isso, a imprensa só noticiou a contratação de R10 pelo Atlético-MG quando ele já treinava com os outros jogadores do Galo.

GRÊMIO:


É impossível falar de Ronaldinho Gaúcho, sem citar o Grêmio, clube onde ele foi revelado, se tornou ídolo, deixou o clube por um valor medíocre e onde foi personagem de uma das maiores barrigadas da história do futebol, quando em 2010, o clube chegou a instalar caixas de som no estádio Olímpico para a apresentação do meia que acabou acertando com o Flamengo.

Sua passagem pelo Grêmio foi de 1998 até 2001, quando foi defender o Paris Saint-Germain. Atuou 141 vezes com a camisa Tricolor e balançou as redes em 69 oportunidades.

Um "retorno para casa" não está descartado, mas acredito que R10 não volta ao Grêmio, não que ele não queira, mas o momento atual do Grêmio é de apostar em jovens e em jogadores baratos que darão retorno e Ronaldinho não está neste contexto, ele é um jogador com idade avançada que recebe um salário muito alto e que vem rendendo pouco nas últimas temporadas. Alem disso, não sei dizer qual seria a reação do torcedor gremista com um acerto com ele, que passou de ídolo a "mercenário" após sua saída do clube e o não acerto para retorno em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário