EDITORIAS:

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

VEJA O VT COMPLETO DO TÍTULO DO SANTA CRUZ CHACAIS NA COPA SUL DE FUTEBOL AMERICANO

Redação: Leonardo Muller / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens / Vídeo: YouTube



Na tarde do último sábado (05) a equipe do Santa Cruz Chacais fez história. Ao vencer o Corupá Buffalos pelo placar de 14 X 07, no campo do Clube Atlético Tupi, em Gaspar/SC, a equipe de Santa Cruz conquistou o primeiro torneio de nível nacional da história do Rio Grande do Sul. Confira a íntegra da partida no vídeo abaixo:




Após a conquista inédita, a equipe do rsesporte.com entrou em contato com o Presidente do Santa Cruz Chacais, Gustavo Weiss e com o Head Coach campeão, Paulo Barcelos para realizar uma entrevista exclusiva para falar um pouco mais sobre o emblemático e histórico ano da equipe:

Leonardo (rsesporte.com): - Boa noite, nós do rsesporte.com agradecemos a participação nesta reportagem e saudamos por abrir espaço para esta entrevista.

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Boa noite.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Muito obrigado pelo espaço dedicado ao nosso time e ao nosso esporte. Estamos muito contentes pelo apoio nos dado nessa temporada 2015.

Leonardo (rsesporte.com): - No início da temporada de 2015 a equipe imaginava chegar ao final da temporada conquistando o título inédito da Copa Sul?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Acredito que toda pessoa envolvida imagina seu time chegando nas finais, não importando o quão difícil seja o campeonato. É o quanto de esforço que você dedica a isso, que vai definir. O Chacais sempre treinou muito, então sempre achamos que seria possível sim.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Todo início de temporada foca-se muito na competição estadual. Infelizmente o Chacais foi eliminado em casa pelo Juventude FA (que veio a se tornar o campeão gaúcho de 2015) e não pôde lutar pelo título. Após isso se deu a iniciativa de competir forte pela Copa Sul. Imaginávamos sim chegar à fase de playoffs, mas não da forma como ocorreu. Realmente o rendimento do time em campo foi bem interessante.

Leonardo (rsesporte.com): - Você credita o desempenho na competição à preparação feita com os jovens atletas nas categorias de base?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Hoje já temos diversos jogadores formados na categorias de base, o que sem dúvida ajuda e muito. Mas eu realmente acredito que de 2016 em diante teremos jovens extremamente qualificados subindo para a equipe adulta. Acredito que nesse momento teremos um salto de qualidade.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Esse ano de 2015 foi meio que o início das categorias de base focado na organização. Havia a equipe sub17 há muito tempo, mas atualmente o time está seccionado em diversas vertentes. Além do time principal temos o time sub20 que é composto por esses atletas sub17 citados e atletas formados em projetos sociais do time. Projetos estes voltados para formar atletas específicos (como OL e DL) e que acabaram sendo a grande esperança para o futuro do time. Muitos dos atletas da equipe principal são sub20, portanto temos um futuro a médio e longo prazo se estabelecendo no Chacais.

Leonardo (rsesporte.com): - Gustavo, enquanto Presidente da equipe, o que o título da Copa Sul pode trazer financeiramente?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Embora dependermos sempre de dinheiro para poder organizar uma equipe, eu sempre evito negativismo. Poderia estar melhor, mas ao contrário de reclamações, vamos mostrar trabalho. E certamente a conquista da Copa Sul nos ajudará muito. Empresários querem suas empresas ligadas a vitórias e bons trabalhos.

Leonardo (rsesporte.com): - A Copa Sul é uma competição importante do cenário nacional, com grandes equipes disputando, independente da vitória, acreditas que algo possa e/ou deve ser mudado na equipe?

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Não acredito nisso. O time está num ritmo de treinamento muito acima da média nacional. São seis dias de treino por semana (incluindo academia, treinos técnicos e campo). Desses seis dias, terças-feiras e quintas-feiras têm dois treinos. Sempre há o que melhorar, mas não creio que a filosofia com a qual o time trabalha atualmente deva mudar.

Leonardo (rsesporte.com): - Acreditas que ter chegado com o melhor ataque, a melhor defesa da competição e com 100% de aproveitamento na final, trouxe certa responsabilidade em vencer o Torneio?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Ambas equipes entraram com a responsabilidade de vencer, e uma coisa que eu aprendi a muito tempo na vida esportiva é que rankings e estatísticas não são títulos. Ou então mandariam as medalhas pelo correio. No início foi zero a zero no placar e sem favoritos.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Sim. Sem dúvidas. Todos esperaram ver um grande jogo e todos apontaram nosso time como favorito pelo que fizemos na primeira fase e na semifinal. Mas quem vive no meio esportivo sabe que quando se chega numa final isso não existe. Restou apenas entrar em campo e fazer as coisas da maneira que fizemos até então e no final do jogo vimos que foi o suficiente.

Leonardo (rsesporte.com): - O desempenho no Campeonato Gaúcho de 2015 pode ter influenciado no desempenho e na ânsia da equipe para buscar o título da Copa Sul?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Tivemos um torneio com eliminação precoce, embora tenha sido um bom jogo. Acho que não trouxe ou levou a nada. Estamos apenas seguindo um trabalho procurando aprimoramento e evolução.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Eu não estava na equipe no Campeonato Gaúcho. Mas os relatos de quem viveu aquele dia me mostraram um misto de sentimento. Resolvo então utilizar isso a nosso favor: no primeiro jogo em casa eu colei uma foto do Juventude levantando a taça de Campeão Gaúcho e falei que dependia apenas de nós para mudar aquela realidade. Se não fosse o Juventude poderiam ter sido eles. Esse tipo de indagação é feito diariamente para os meus atletas. Todos são cobrados e motivados ao máximo constantemente. Nosso esporte é feito disso. 100% técnico, 100% físico e mais 100% de vontade. Com menos de 300% nenhum jogador entra em campo. Essa é nossa filosofia.

Leonardo (rsesporte.com): - Como se sente ao ser o primeiro Presidente e primeiro Coach de um time gaúcho a conquistar um torneio de nível nacional?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): É muita emoção. Chacais é uma equipe antiga, já fez muito pelo esporte no Estado e acredito que seja uma recompensa a altura.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Semana passada, antes da partida, durante o jantar, eu estava conversando com o Gustavo (presidente) e paramos para pensar nisso. Nunca um time gaúcho havia passado para playoffs em um torneio além do estadual. Chacais e Ijuí Drones passaram nessa Copa Sul. Vencer essa Copa Sul nos dá uma notoriedade ainda maior do que já conquistamos até agora. É muito legal sair na rua e ser reconhecido pelas pessoas, tirar fotos e receber apoio para os jogos. Nunca imaginei passar por isso no nosso país. Sempre imaginei isso acontecendo com os atletas no Brasil daqui muitos anos quando eu já estivesse velho acompanhando jogos pela TV (risos).

Leonardo (rsesporte.com): - Como os atletas estão assimilando a notícia de que entraram para a história do Futebol Americano Gaúcho ao conquistar o título da Copa Sul?

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): Com muitos treinos. Treinamos sem parar. Estudamos sem parar. Cada um quis muito esse título e sabe que precisou fazer um jogo muito bom e sem erros para conquistar a Taça.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Os atletas só pensaram em treinar. Dia após dia. Essa tem sido nossa realidade diariamente. Obviamente pensamos nisso e conversamos sobre isso. Fazemos de tudo pra equilibrar as emoções. Cada treino ou encontro do time sempre inclui os momentos sérios e de assimilação tática, estudo do adversário, mas também existem os momentos de descontração para que o pessoal não fique saturado. É uma balança de emoções principalmente pelo fato do nosso esporte ser o nosso estilo de vida. Então existe um trabalho minucioso para isso.

Leonardo (rsesporte.com): - Creio que o Chacais fez por merecer a presença na final da Copa Sul e trará esta felicidade aos amantes do esporte no Rio Grande do Sul. Estávamos todos torcendo pelo sucesso da equipe no jogo de sábado. O espaço está aberto caso queira deixar algum recado para a torcida gaúcha e em especial à torcida do Chacais.

Gustavo (Presidente do Santa Cruz Chacais): É um momento inédito para o povo gaúcho e também para nossa equipe. Ficamos muito felizes com as manifestações de apoio e levamos a torcida de cada um junto para dentro de campo, na Final da Terceira Copa Sul.

Paulo (Coach do Santa Cruz Chacais): Então galera, queria apenas agradecer por todo o apoio que nos foi dado durante essa Copa Sul. Cada palavra de incentivo nos ajudou demais. Fomos para Santa Catarina em busca desse título para a cidade e não apenas para o Chacais. Entramos em campo com a bandeira gaúcha e carregando conosco essa vontade de fazer história. Como diz nosso grito: “Pra cima deles!” #AllesBlau

A equipe do Santa Cruz Chacais já está planejando o ano de 2016. A equipe está confirmada para o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano da próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário