EDITORIAS:

segunda-feira, 2 de junho de 2014

ESPECIAL: BEIRA-RIO, SEDE GAÚCHA DA COPA 2014

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens

Estádio trás tradição e modernidade para a Copa

A 10 dias da Copa do Mundo no Brasil, os 12 estádio que sediarão o Mundial estão recebendo os últimos detalhes para que o mundial seja realizado. Dentre estes está o Beira-Rio, estádio do Internacional que será palco de cinco jogos no Mundial.

A sede Gaúcha no Mundial foi inaugurado em 1969 com a vitória por 2 a 1 do Internacional sobre o Benfica. Nos últimos anos o estádio passou por uma remodelação que custou R$ 330 milhões e deixou o estádio nos padrões dos grandes palcos europeus. A segunda inauguração, após a reforma, foi marcada por uma grande festa no dia 5 de abril e pelo amistoso entre Inter e Peñarol no dia 6. No amistoso o Inter venceu os uruguaios por 2 a 1, gols de D`Alessandro para o Internacional. 


FICHA TÉCNICA DO ESTÁDIO: 


Nome oficial: Estádio José Pinheiro Borda (Gigante da Beira-Rio)
Endereço: Avenida Padre Cacique, 891 - Praia de Belas - Porto Alegre (RS)
Fundação: 6 de abril de 1969
Jogo inaugural: Internacional 2 x 1 Benfica, em 6 de abril de 1969
Capacidade: 52 mil (durante a Copa do Mundo)
Custo: R$ 330 milhões (segundo o Ministério do Esporte)

JOGOS NA COPA DO MUNDO:

15/06, 16h - França x Honduras (Grupo E)
18/06, 13h - Austrália x Holanda (Grupo B)
22/06, 16h - Coreia do Sul x Argélia (Grupo H)
25/06, 13h - Nigéria x Argentina (Grupo F)
30/06, 17h - 1º do Grupo G x 2º do Grupo H (oitavas de final)

HISTÓRIA:


CONSTRUÇÃO:



No dia 12 de setembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, apresentou na Câmara de Porto Alegre o projeto de doação de uma área que seria aterrada no rio Guaíba. Na verdade o Inter estava ganhando era um terreno dentro da água. Só em 1959 o clube fincava as primeiras estacas do Beira-Rio.

O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.


INAUGURAÇÃO:



O Beira-Rio foi inaugurado no domingo de 6 de abril de 1969, dois dias e 60 anos depois da fundação do Inter. O jogo inaugural foi realizado contra o Benfica, de Portugal. O time colorado estava pressionando o seu adversário até que, aos 24 minutos do primeiro tempo, Claudiomiro, com dezenove anos, marcou de cabeça o primeiro gol do estádio Beira-Rio. Eusébio, o principal jogador do time português, fez o gol de empate aos 23 minutos do segundo tempo. Quatro minutos depois, Gilson Porto fez o segundo gol do Internacional fechando o placar. Internacional 2x1 Benfica







MODERNIZAÇÃO:

O Beira-Rio passou por um grande processo de modernização visando à Copa de 2014. As obras do projeto denominado ‘Gigante Para Sempre’ começaram em março de 2012 e duraram cerca de dois anos. Neste período, a casa dos colorados foi adaptada às exigências e padrões internacionais do futebol estipulados pela FIFA, tornando-se mais confortável e segura.

Apesar das grandes transformações físicas pelas quais o estádio passou, os sócios e torcedores sempre tiveram uma certeza: a alma do Beira-Rio permanecia intacta. Palco de inúmeras conquistas, o Gigante continua no mesmo lugar que tão boas recordações traz para sua imensa e apaixonada torcida. Nada mudou isso. No entanto, uma nova era do patrimônio colorado está sendo inaugurada. E toda a nação vermelha e branca poderá usufruir!


REINAUGURAÇÃO:


No dia 6 de abril de 2014, o estádio Beira-Rio foi oficialmente reinaugurado com a partida entre Internacional x Peñarol. Assim como na partida inaugural em 1969, o resultado foi 2 a 1 para o Inter. Dominando a partida D`Alessandro abriu o placar aos 4 minutos. O meia aplicou o 'La Boba' e sofreu falta nas proximidades da área. O próprio D`Ale cobrou e acertou o ângulo esquerdo, a bola aind abateu na trave antes de entrar. Golaço. Aos 14min, em boa trama do ataque colorado, Valdívia recebeu no interior da área e foi derrubado. Pênalti! Mais uma vez coube ao capitão D'Alessandro cobrar e ampliar a vantagem. O Inter administrava a vantagem quando aos 30min, Fernandez descontou para o Peñarol. Mas ficou assim Inter 2x1 Peñarol.

CAPACIDADE:




Com capacidade para 52 mil torcedores, o estádio receberá adeptos das tradicionais Argentina, França e Holanda e das modestas Austrália, Honduras, Coreia do Sul e Argélia. Alem destas seleções Alemanha e Rússia tem grandes chances de se enfrentar no Beira-Rio. 

Divididos em nove setores o Beira-Rio contará com cadeira perpétua (com capacidade para 1.075 pessoas), a zona livre (28 mil lugares), cadeiras locadas Beira-Rio (5 mil lugares), cadeiras locadas Padre Cacique (5.200 lugares), cadeiras VIP (5.050 de capacidade), skybox (55 com 24 lugares, cada), camarotes (70 que variam de 18, 16 e 14 lugares), reservado Zona Sul (575 lugares) e a torcida adversária (com capacidade a definir).


ESTACIONAMENTO:



Para melhor acolher seus torcedores e os fanáticos que vierem a Copa do mundo, o novo Beira-Rio contará com um estacionamento exclusivo. Além das vagas existentes, o torcedor poderá usufruir de um novo edifício garagem localizado próximo à Avenida Beira-Rio, onde hoje estavam os campos suplementares do Clube. O edifício tem aproximadamente 3 mil novas vagas para o torcedor. Além disso, toda a área do atual estacionamento está sendo remodelada e terá capacidade para estacionar 2,1 mil veículos.

O edifício garagem tem capacidade para aproximadamente 3 mil veículos, distribuídos em 3 pavimentos ( 2 cobertos e um descoberto). Conta com 6 elevadores para movimentação vertical de pessoas, e com uma passarela que liga direto ao longe vip do nível 3.


COMO CHEGAR?

Para chegar ao Beira-Rio, o torcedor tem várias opções de transporte público. Quem mora em cidadãs da Região Metropolitana como São Leopoldo e Esteio, ou sai do Aeroporto Salgado Filho, pode pegar o Trensurb, descer na Estação Mercado, no centro, e tomar ônibus como Icaraí (149), Cohab (165), Ponta Grossa (171), Ponta Grossa (171) e Padre Reus (187), que saem da Rua Salgado Filho.

Outras opções de ônibus saem da zona norte da cidade, no Terminal Triângulo, na Assis Brasil. Lá, o torcedor pode pegar os ônibus Transversal 7 (T7) até o Shopping Praia de Belas, Transversal 1 e T1 Linha Direta. Para quem está na zona sul, há opções saindo do Barra Shopping, Diário (180), Camaquã (173) e Ponta Grossa (171).


ACESSO AO INTERIOR DO ESTÁDIO:


Na parte inferior são 7 portões de acesso do público geral para a arquibancada inferior.  Para arquibancada superior continuam as 4 rampas de acessoO novo Beira Rio conta ainda com 14 escadas externas, totalizando uma área de 126,70 m² e também 17 elevadores. No nível 1, voltada para a parte externa do estádio, são 44 lojas, totalizando 2874 m².

BEIRA-RIO EM DETALHES:


Cobertura



Ela é umas das partes mais charmosas do processo de modernização. O Gigante recebeu uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica. A membrana da cobertura foi confeccionada em PTFE (Politetrafluoretileno), um material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil. Nos módulos principais (folhas), a membrana é opaca, e no entre-folhas, translúcida, o que permite a iluminação interna do estádio. O equipamento tem uma série de vantagens e seguranças, tais como: superfície com propriedades antiaderentes (facilitando a limpeza); é incombustível (segura contra fogo); tem material imune a radiação ultravioleta e resistente a agentes corrosivos.

Tecnologia

O estádio é todo controlado por 21 salas técnicas com equipamentos de ponta e rede IP de alta performance. O controle predial é feito todo do Centro de Controle e Comando de Operações que nele concentra o comando de horários para acendimento das luzes, bombas de irrigação, n´vel de tanques, temperatura de salas e ambientes, som, telão, catracas e o sistema de monitoramento que é capaz de identificar cada torcedor dentro do estádio.

Evacuação rápida

Com oito portões de acesso no setor inferior, dois no superior e 14 novas torres de circulação, o Beira-Rio lotado poderá ser completamente evacuado em apenas oito minutos.

Todo o estádio confortável

Com o estádio coberto e com cadeiras rebatíveis, de mesmo espaço em todos os setores, o Beira-Rio inteiro terá excelente conforto. Não haverá mais um lado que "seja mais ensolarado" ou "com mais espaço para as pernas", por exemplo.

Bares

O Beira-Rio conta com 66 bares.

Lojas

São 44 módulos comerciais serão colocados à disposição dos lojistas para oferecer seus produtos aos torcedores. São cerca de 6000m² de área comercial para locação.

Sanitários

A capacidade de sanitários para todos os públicos é quatro vezes maior hoje. O novo Beira-Rio terá 88 banheiros: 30 masculinos, 30 femininos, 15 infantis e 13 para pessoas com deficiência.

Cabines de imprensa

São 4 cabines de tv, 10 cabines de rádio e 60 posições para imprensa escrita e “convidada”. A área total é de 413 m².

> Novo Beira-Rio em números


Vestiário do Inter

Aquecimento: 115 m².
Vestiário: 145 m².
Rouparia: 45 m².
Banheiros, chuveiros hidromassagem e sauna = 104m².

Vestiário do visitante

Aquecimento: 90 m².
Vestiário: 131 m².
Rouparia: 47 m².
Banheiros, chuveiros, hidromassagem e sauna = 104 m².

Vestiário dos árbitros

Área total: 62 m².

Arquibancada inferior

São 27 degraus com uma inclinação de aproximadamente 17 graus.
Área: 11.276,00 m².

Acesso ao interior do estádio

Na parte inferior são 7 portões de acesso do público geral para a arquibancada inferior.
Para arquibancada superior continuam as 4 rampas de acesso.
O novo Beira Rio conta ainda com 14 escadas externas, totalizando uma área de 126,70 m² e também 17 elevadores. No nível 1, voltada para a parte externa do estádio, são 44 lojas, totalizando 2874 m².

Arquibancada Superior

Circulação para público geral totaliza 6701 m² (fazendo toda circunferência do estádio).

Nesta circulação temos:

44 pontos de alimentação, totalizando 1094 m².
8 núcleos de sanitários masculinos totalizando 553 m².
8 núcleos de banheiros femininos totalizando 548 m².
4 núcleos de banheiros infantis totalizando 55,84 m².
Arquibancada superior com 22 degraus, mantendo a mesma inclinação anterior, ou seja, 23 graus. Possui os mesmos 25 vomitórios que dão acesso da circulação para a arquibancada superior. 4 rampas de acesso para a arquibancada superior, totalizando 1790 m².

Lounge Vip/ Restaurante (Nível 3)

Tem uma área total de aproximadamente 763 m², conta com uma estrutura de sanitários exclusiva de aproximadamente 135 m².

Circulação técnica (Nível 3)

Tem aproximadamente 1280 m², que circula todo estádio.

Zona Mista

Área total de 484 m², mais sanitários exclusivos com uma área total de 50 m².

Sala de Conferência

Área total aproximadamente 250m², com 150 assentos mais lugares reservados para público PNE.

Visão do torcedor (distâncias)

Considerando um ponto localizado bem no meio do gramado em relação à primeira fila de cadeiras da arquibancada inferior, a distância é de aproximadamente 54m. Neste mesmo ponto no meio-campo, até o inicio da linha do campo lateral, tem-se aproximadamente 20m.

Na última fila de cadeiras da arquibancada inferior, tem-se uma distância de aproximadamente 76m até o meio de campo.


Da primeira fila de cadeiras da arquibancada inferior, tem-se uma distância de aproximadamente 9m até a bandeira do escanteio.


Da primeira fila de cadeiras da arquibancada superior, tem-se uma distância de aproximadamente 77,5m até meio de campo.



Da última fila de cadeiras da arquibancada superior, tem-se uma distância de aproximadamente 98m até o meio de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário