EQUIPE:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PORTO ALEGRE PODERÁ TER 2 ESTÁDIOS NA COPA?

Redação: Vitor Kellner / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens


Com obras atrasadas na Arena da Baixada, 
Arena do Grêmio poderá ser usada na Copa 2014.


operários obra Arena da Baixada atraso Copa do Mundo (Foto: Getty Images)A Arena da Baixada em Curitiba, pode ficar de fora da Copa do Mundo de 2014, o secretário geral da Fifa, Jerôme Valcke disse que caso o estádio não esteja pronto até 18 de fevereiro o estado do Paraná pode ficar de fora da Copa do Mundo: “Daqui até 18 de fevereiro, eles terão de decidir. A partir de hoje até essa data, é necessário que sejam feitas as obras que nos permitam confiar que é possível realizar a Copa do Mundo aqui. Como está hoje é um perigo. Não há uma data limite. Já não se fala mais nisso. Em 18 de fevereiro vamos ver o que está sendo feito. Depois temos de ver o que pode ser feito até a data mais afastada possível do dia 16 de junho (data do primeiro jogo na Arena da Baixada). A partir de hoje, vamos trabalhar em vários níveis e haverá uma fiscalização diária do COL e da Fifa” e completou: “Todos os envolvidos concordaram: a confirmação de Curitiba como cidade-sede será em 18 de fevereiro, antes do seminário em Florianópolis. Plano com três medidas do governo e de Curitiba deve acelerar o processo para ter o estádio pronto para a Copa. Agora, a bola está nas mãos de Curitiba e do governo para implementar as medidas”.

Jerome Valcke coletiva Fifa na Arena da Baixada (Foto: Leandro Canônico)O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, revelou que Arena da Baixada não estará pronta dentro do prazo máximo estipulado pela FIFA que é 29 de março: “Nós detectamos que mantido o ritmo atual da obra, ela não ficaria pronta em tempo com a qualidade e o cumprimento de exigências para a realização da Copa nesta cidade. Diante dessa constatação, tivemos de tomar medidas. Essas medidas foram discutidas e aprovadas de forma unânime”.

Estádio Curitiba Jerome Valcke (Foto: Reprodução / Twitter)Aldo Rebelo, ministro do Esporte, revelou disse que se depender do governo o Paraná terá um estádio na Copa: “Todo nosso esforço é no sentido de tomar as medidas que garantam o estádio do Paraná na Copa do Mundo de 2014. Esse é o esforço que nós estamos fazendo”.

Atualmente a Arena da Baixada tem aproximadamente 90% das obras concluídas e a reforma do estádio, que terá capacidade ampliada para 43 mil torcedores, tem custo orçado em 326 milhões de reais.

Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia são os quatro jogos da Copa do Mundo marcados para Curitiba.


Informações de bastidores dão conta que caso o Altético-PR não consiga entregar a Arena da Baixada em tempo a Arena do Grêmio seria a substituta e receberia os quatro jogos. Porém em entrevista à Rádio Guaíba o presidente do Grêmio, Fábio Koff, negou que tenha sido procurado para negociar algo e não acredita que a Arena Grêmio venha a substituir: “Nós temos uma comissão formada pelo vice-presidente Renato Moreira trabalhando junto aos governos do Estado e municipal para que possamos minimizar os efeitos danosos daquela região do Humaitá. Temos encontrado algumas dificuldades. Temos pelo menos a promessa de votação orçamentária para que o Humaitá tenha a remoção de alguns casebres e o acesso para a Arena seja facilitado. Não ocorreram manobras. Nós desejamos mudar a geografia do entorno da Arena, que muda também o cartão de visita de Porto Alegre. É um cartão de postal da cidade. O contraste da Arena com a vila do Humaitá é enorme, é praticamente uma agressão ver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário