EQUIPE:

quarta-feira, 12 de março de 2014

ANÁLISE TÁTICA: GRÊMIO ATACA COM 8 JOGADORES

Redação: Vitor Kellner / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens

O Grêmio enfrentará nesta quinta-feira às 21:15 na Arena o Newell's Old Boys, tido como o adversário mais forte do Grupo 6 da fase de grupos da Libertadores. Com duas vitórias, o Grêmio pode encaminhar sua classificação as oitavas de final em caso de vitória sobre os argentinos.
Destaques:


O armador Zé Roberto é o grande destaque do Grêmio, uma noite inspirada do camisa 10 é garantia de 3 pontos. Outros destaques são os atacantes Luan (de velocidade e drible) e Barcos (cabeceio e finalização). Outros que levam perigo ao gol adversário são Wendell (lateral esquerdo) e os volantes Riveros (nas chegadas dentro da área) e Ramiro (nos passes e chutes de longa distância). Enquanto na defesa, o volante Edinho é o principal responsável pela marcação, juntamente com Riveros e Ramiros, mas ao contrário desses tem pouca liberdade para atacar, faz o papel do primeiro volante, na zaga propriamente dita Rhodolfo e Werley são ajudados pelo lateral direito Pará, figura indispensável no esquema do técnico Enderson Moreira. Pará apóia menos que Wendell até devido a qualidade técnica e faz o balanço do time.

Pontos Fortes:

Os pontos fortes do Grêmio são variados. No ataque o Tricolor chega a levar 8 jogadores ao campo adversário, sendo que 7 jogadores participam efetivamente do toque de bola. O responsável por dar o primeiro bote no adversário em caso de contra-ataque é o volante Edinho, que abstêm-se de ir ao ataque, somente em casos raros quando troca de posição com Ramiro ou Riveros que apesar de volantes chegam bastante ao ataque, sendo que ambos já tem inclusive um gol marcado na Libertadores e além disso Ramiro deu duas assistências uma para o próprio Riveros e outra para Luan.

As bolas paradas de Zé Roberto e os cruzamentos dele são essenciais para o jogo do Grêmio fluir durante os 90 minutos, é ele quem dita o ritmo. Das tabelas com Luan surgem os principais lances do jogo, apesar de não ter marcado ainda na Libertadores, o jogador foi protagonista de um dos lances mais bonitos da Libertadores, após um cruzamento de Luan ele deu um belo voleio, mas o goleiro do Atlético Nacional fez uma grande defesa. A chegada ao ataque do lateral Wendell tem sido recorrente em todos os jogos da Libertadores, apesar de não ter marcado nenhum gol o jogador tem uma assistência e uma boa finalização contra o Atlético Nacional da Colômbia. 


Contra a zaga fraca do Atlético Nacional, as jogadas em profundidade começaram a surgir a partir do ingresso do meio-campo Alan Ruiz durante o segundo tempo. O Artilheiro do time no ano, Barcos recebeu a bola cara a cara com o goleiro mas acabou chutando para fora contra o Atlético Nacional, o atacante ainda não marcou na Libertadores. O outro atacante, Luan marcou contra o Atlético Nacional em um lance de velocidade e ousadia, suas principais qualidades.





Pontos Fracos:


Na Libertadores a defesa do Grêmio ainda não sofreu gols e nos últimos gols sofridos pela equipe principal no Gauchão, todos tiveram a mesma origem o lado esquerdo, devido a liberdade de Wendell para atacar. Principalmente no início dos jogos, a zaga do Grêmio tem dado espaço para os atacantes adversários marcarem gols em bolas áreas.




Treinador:


O técnico Enderson Moreira chegou sob desconfiança no início do ano, pois o Goiás no ano passado tinha sido até então o seu grande trabalho. Entretanto com a classificação garantida no Gauchão e as duas vitórias seguidas na Libertadores o treinador é agraciado pela torcida.

O Grêmio costuma jogar na Libertadores no 4-3-2-1 com três volantes e no Gauchão no 4-2-3-1, com Dudu no lugar de Edinho, o próprio técnico explica as duas formas de escalações: "Eu acho que temos duas formas de jogar, dois encaixes bons, mesmo com três volantes criamos oportunidades. É importante ter boas opções. Precisávamos ter jogadores que causam desequilíbrios pelo lado, tínhamos o Luan pelo esquerdo, o Zé da direita para o centro, e achei importante colocar uma linha de três atrás do Barcos, para criar mais oportunidades durante o jogo". Enderson descarta ajustar o Grêmio ao modo de jogar do adversário: "Por mais que algum jogador se destaque pela técnica, nós temos que nos preocupar com o time do Newell's. Já temos uma marcação definida, já analisamos algumas coisas essa semana. Não vamos criar nenhuma situação específica".

Estádio:

A Arena foi inaugurado em dezembro de 2012 e apesar de ser criticada algumas vezes por não ter o mesmo acústico do velho Estádio Olímpico, após um ano de adaptação, em 2014 o Grêmio realmente sente-se bem jogando em casa e vem fazendo valer o mando de campo no seu novo estádio, que ostenta o título de ser o único brasileiro tido como cinco estrelas da UEFA que segundo especialistas é mais confortável que o Padrão FIFA.




Torcida:

A torcida é famosa por apoiar o clube durante os 90 minutos. A sua principal organizada é a barra-brava Geral do Grêmio que muito se assemelha aos hinchas argentinos e uruguaios famosos na América do Sul. A torcida baseia-se principalmente nas barra-bravas do Boca Juniors e do Nacional do Uruguai, trazendo desse a Avalanche, que foi extinta na Arena por questão de segurança, e daquele os cantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário