EQUIPE:

terça-feira, 25 de março de 2014

E ENTÃO, TEREMOS OU NÃO A COPA EM PORTO ALEGRE???

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens


Inter e Andrade Gutierrez terão cinco dias para fornecer as informações do contrato da reforma do Beira-Rio ao Ministério Público. O Ministério Público Estadual quer ter acesso ao contrato assinado entre a direção do Internacional e a construtora Andrade Gutierrez, para saber se a colocação das estruturas temporárias estava vinculado. Segundo o promotor Nílson de Oliveira Rodrigues Filho, caso Inter ou AG não se manifestem ele ingressará com ação na Justiça para que os documentos sejam apresentados.

O Ministério Público não admite que recursos públicos sejam utilizados para realização das obras. Segundo ele, o uso de dinheiro publica será usada em último caso e na forma de um empréstimo. Para ele a FIFA e o Internacional devem buscar investidores para viabilizar a construção das estruturas, uma vez que o Inter é o dono do estádio e a FIFA do evento.


Em 14 de fevereiro o RS Esporte publicou uma matéria, onde o Presidente do Internacional, Giovanni Luigi, disse que o clube não tinha como arcar a dívida da criação das estruturas temporárias, valor que gira entorno de R$ 20 Milhões. Segundo ele, havia risco do estado ficar sem a Copa: "A negociação é complexa e se o problema não for resolvido, existe o risco de perdermos a Copa do Mundo. E ele não é pequeno. Esse é um problema da sociedade gaúcha".

Porem durante a visita da presidente Dilma ao Beira-Rio, uma semana depois, o mandatário Colorado se contradisse e afirmou que não havia risco do estádio ficar fora da copa.

“Não há risco nenhum. Há sim muito trabalho pela frente, estamos avançados. Todas as questões estão sendo superadas. Precisamos com apoio de todos para superar estas últimas pendências que ficaram para trás".

A realização da Copa do mundo em Porto Alegre está diretamente ligada a votação desta terça-feira, do projeto de isenção fiscal de impostos. Confiando na aprovação do projeto, a prefeitura da Capital e o Palácio Piratini já têm reunião marcada com a Fifa na quarta-feira no Rio de Janeiro para dar um parecer sobre os próximos passos da operação. 

A partir do aval dos deputados para a isenção de impostos até o teto de R$ 25 milhões, o Internacional precisará apresentar os parceiros ao governo gaúcho, para que sejam encaixados no programa de incentivo à Copa criado pela lei.


A sessão na Assembleia começa às 14h. Antes, no entanto, serão analisados vetos do governo estadual. "Precisamos ver se oposição e base vão dar quórum para analisar esses vetos, pois do contrário, a votação do projeto das estruturas pode não ocorrer amanhã", alertou o presidente do Legislativo, Gilmar Sossela.

Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Copa, Mauricio Nunes, o prazo para tudo estar em ordem é 21 de maio.
"Temos até 21 de maio, quando o estádio passa ao controle da Fifa para deixar tudo pronto. Temos um cronograma a cumprir", afirmou.

Como o RS Esporte já havia informado, na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, afirmou que existe o risco de Porto Alegre ficar fora da Copa e isso vai depender da votação desta terça-feira do projeto de isenção.


As declarações do prefeito de Porto Alegre ganharam o mundo. A possibilidade de o Estado perder o Mundial foi um dos assuntos comentados em grandes jornais de países como França, Argentina e Estados Unidos. 

Na Inglaterra, a BBC ressaltou a "preocupação do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com os impasses das estruturas temporárias no Beira-Rio e na Arena Corinthians, em São Paulo, a menos de três meses do início do evento esportivo".

As estruturas temporárias vão abrigar, no entorno do Beira-Rio, as áreas de imprensa, energia, tecnologia da informação e segurança, entre outras, necessárias para a organização da Copa. Fazem parte das despesas, por exemplo, gastos com assentos, tendas, plataformas, passarelas, cercas, iluminação, cabos, mobiliário e  divisórias. A maior parte dos itens será desmontado depois do Mundial.

A reinauguração oficial do Beira-Rio ocorre daqui a 11 dias com a festa "Os protagonistas", no domingo dia 6/4, Inter e Peñarol se enfrentam em um amistoso. O estádio receberá cinco jogos neste mundial, quatro pela fase de grupos e um pela fase de oitavas de final. A estreia da sede está marcada para dia 15 de junho, na partida entre França e Honduras, pela primeira rodada do Grupo E. Os duelos são os seguintes:

Fase de Grupos:
Grupo E: França x Honduras - 15/06/2014 – 16 horas
Grupo B: Austrália x Holanda - 18/06/2014 – 13 horas
Grupo H: Coréia do Sul x Argélia - 22/06/2014 – 16 horas
Grupo F: Nigéria x Argentina - 25/06/2014 – 13 horas

Oitavas de final:
1º G x 2º H - 30/06/2014 – 17 horas 

Um comentário: