EDITORIAS:

quinta-feira, 20 de março de 2014

VOLEISUL PEDE REVERSÃO DOS PONTOS A CBV APÓS ELIMINAÇÃO

Redação: Vitor Kellner / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens


Após ser eliminada da Superliga B a equipe Voleisul de Novo Hamburgo pediu a FGV para fazer uma consulta junto a CBV, pois Kadu e Lucas Salim do Cruzeiro/Contagem teriam atuado de forma irregular na terceira partida. Contatada a CBV não cumpriu o regulamento que prevê a reversão dos pontos ao time de Novo Hamburgo.

Segundo o Voleisul: O ponteiro Kadu e o levantador Lucas Salim, também estão inscritos na equipe do Sada Cruzeiro A, que está nas semifinais da Superliga A e por isso não estariam em condição regular para atuar, já que um item do regulamento da competição impediria que atletas fizessem migração entre as duas ligas após o dia 9 de março e ambos estiveram na vitória do Cruzeiro sobre Maringá (PR) por 3 a 1, no dia 13 de março.

Equipe gaúcha foi eliminada na semifinal - Divulgação/Daniel NunesSegundo o diretor executivo da Voleisul, Tiago Peter “O levantador Lucas Salim e o ponta Kadu atuaram pelo Sada na Superliga A no dia 13 de março. Pelo regulamento, eles só poderiam jogar na A até o dia 9 de março para estarem em quadra contra nós pela Superliga B".

O presidente da FGV, Carlos Alberto Cimino comentou que  CBV afirmou que os dois jogadores estavam em condição legal: “Demonstra como está desmoronando a estrutura autoritária montada na CBV”.

Sada eliminou gaúchos na semifinal - Foto: Renato Araújo/Divulgação Sada CruzeiroPor outro lado,  o supervisor do Sada, Luis Sales disse que o Cruzeiro consultou a CBV antes de chamar os jogadores para o time B: “No nosso entendimento, após o dia 9 de março os atletas só podem mudar de competição uma vez. Como atuaram pela Superliga A no dia 13, fizeram essa mudança contra a Voleisul. Além disso, tivemos o aval da CBV de que eles estavam em situação regular para atuar”.

O Blog Brasil Olímpico da Rádio Gaúcha publicou  a troca de emails entre a Federação Gaúcha,  Departamento Técnico de Quadra da CBV e a Voleisul/Paquetá Esportes.

Agnes,
Segue informações abaixo sobre a irregularidade de atletas que participaram do jogo ontem.
Vimos por meio da presente solicitar  vosso pronunciamento, com a maior brevidade possível a respeito da presente
situação:
Na partida realizada por nossa equipe (18/03/2014) da Superliga B contra o SADA Cruzeiro foram relacionados pela equipe do SADA os seguintes jogadores Lucas Salim e Carlos Silva (Kadu) , conforme faz prova a Súmula em anexo.
Ambos jogadores em situação irregular.  Os jogadores acima mencionados disputaram partidas pela equipe profissional do Sada na Superliga A, entre outras datas, uma partida realizada na data de 13/03/2014 (Moda Maringa x Sada Cruzeiro).
Isso contraria a regra do artigo 25, § 7º, parágrafo único, in fine do regulamento da Superliga B, que determina que somente até 09.03.14 os jogadores que disputassem jogos pela Superliga A poderiam retornar para disputarem jogos pela equipe na Superliga B.
Como se verifica pelo documentos em anexo os jogadores acima realizaram partidas após está data, ou seja, em 13.03 pela equipe principal, não podendo estarem relacionados para a partida de 18.03 pela equipe da Superliga B. (documento em anexo)
 Neste sentido, entendemos que a  equipe deve ser desclassificada por infração disciplinar nos termos do regulamento da Superliga B e do CBJDD (art.214,§ 2º).
No seu aguardo,
Equipe Voleisul

Jaqueline Bozko
==============================================================================================
Assunto: Recurso jogo Sada x Voleisul 18/3
Bom Dia Renato
Vimos encaminhar a solicitação do nosso filiado Voleisul no que diz respeito a irregularidade dos atletas do SADA Cruzeiro que jogaram pela da Superliga B no dia 18/03, tendo jogado pela Superliga 13/14 pelo mesmo clube no dia 13/03, o que fere o Regulamento da Superliga B no seu artigo 7º, Parágrafo Único:…Após o dia 09.03.2014, caso o clube da Superliga Masculina Série B conceda o retorno dos atletas para o clube da Superliga Masculina 13-14, estes atletas “NÃO”terão direito a retornar para a Superliga Série B.
Entendemos e o regulamento é claro, que os atletas que jogaram a Superliga 13/14 no dia 13/03 pelo SADA não teriam condição de jogar a Superliga B no dia 18/03, portanto jogaram irregularmente esta última.
Anexo seguem cópia da sumula e estatística que comprovam que os atletas jogaram.
Ficamos no aguardo de um retorno com urgência para providências.
 Att
 Agnes Hensel Braga
Superintendente FGV
=========================================================================
De: Cilda Marvila D’Angelis
Assunto: ATLETAS DO SADA NA SUPERLIGA B
Prezados,
Em resposta ao questionamento sobre a condição de jogo dos atletas do Sada Cruzeiro na Superliga Série B, esclarecemos o seguinte:
1) Os atletas estavam inscritos e com condição de jogo pela mesma equipe nas duas competições – “§7º – Atletas inscritos em clubes participantes da Superliga Masculina e Feminina 2013- 2014 poderão atuar na Superliga Masculina e Feminina – Série B – 2014. Porém, sua condição de jogo deverá estar regulada pelo clube ao qual irá representar na Superliga B”.  
2) No Regulamento da Competição diz que “ Após o dia 09.03.2014, caso o clube da Superliga Masculina Série B conceda o retorno dos atletas para o clube da Superliga Masculina 13-14, estes atletas não terão direito a retornar para a Superliga Série B”. Interpretamos que esse texto seria válido à partir do dia 09.03.14, somente após atuação do atleta na Superliga Série B o que ocorreu na data de ontem.
3) Entendemos que sendo o atleta inscrito pelo mesmo clube e com condição de jogo por este clube nas duas competições, a única forma de saber de qual competição ele sairia foi pela primeira atuação dele após o dia 09.03.14. Assim, a primeira atuação desses atletas após esta data foi no jogo do dia 13.03.14 na Superliga 13-14. Dessa forma, eles saíram da Superliga 13-14 e retornaram para a Superliga Série B, pois do dia 09.03.14  até o dia 13.03.14 eles não atuaram na Superliga Série B.
4) Na Plenária de Regulamento realizada na sede da CBV no Rio  de Janeiro, ficou acordado, também, que após a data de 09.03.14, o atleta que estivesse nas duas competições, teria somente um retorno para uma das competições. Ou seja, os atletas jogaram na Superliga 13-14 e usaram o único retorno para a Superliga Série B. Assim, os atletas da Sada  que jogaram na Superliga 13-14 após o dia 09.03.14, utilizaram o retorno para a Superliga Série B. Ou se a primeira atuação após esta data fosse na Superliga Série B, esses atletas poderiam utilizar o retorno e atuar na Superliga 13-14, sem a possibilidade de voltar para a Superliga Série B. Essa foi a nossa interpretação.
5) O objetivo da inclusão dessa data (09.03.14), foi para definir um dia que acabasse com o “vai-e-vem” dos atletas nas duas competições.
Foi com base no exposto acima que a CBV concedeu a condição de jogo aos atletas Lucas Salim e o Cadu, para atuarem no jogo de ontem.
Sem mais, colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimento.
Att,
Cilda D’Angelis


Nenhum comentário:

Postar um comentário