EDITORIAS:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

GRÊMIO TENTA INOVAR USANDO TECNOLOGIA

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens


Em evento nesta quinta-feira o Grêmio irá apresentar um programa que pode revolucionar o futebol da equipe de Enderson Moreira. O tricolor adquiriu um software, idêntico ao usado pela seleção alemã na preparação para a Copa do Mundo, onde se sagrou campeã. O sistema é inédito e o Grêmio será o primeiro a utiliza-lo na América Latina.

O software conta com tecnologia HANA (High-Performance Analytic Applianceo) da alemã SAP. O valor do mercado da base de dados, que também é utilizada pelo Hoffenheim, gira em torno de R$ 3,5 milhões, porem pessoas ligadas ao tricolor afirmam que o clube o adquiriu por um valor menor.


São dois blocos de software. Um é administrativo, voltado para a gestão e já utilizado por corporações empresariais. O outro serve de base para estatísticas e acompanhamento de jogos e treinos. Quanto à base de dados para estatísticas,  há o "Team performance", que pode ser utilizado em treinos, jogos, ou na gestão dos jogadores, como contratos, investimentos e gestão de plantel.


No Brasil apena somente o Palmeiras trabalha com um programa semelhante, porem menos completo que a tecnologia HANA.


Como funciona:


Durante as partidas, o programa irá processar informações em tempo real e auxiliar a comissão técnica na analise dos adversários no decorrer dos jogos. Um exemplo da função do Software é a analise de quantos quilômetros cada jogador está percorrendo e por onde os times estão atuando.

Nos treinamentos do tricolor o programa vai funcionar da seguinte maneira: Chips serão colocados nos jogadores e o sistema irá captar até os menores movimentos, características e gravar vários aspectos dos atletas. A parte de preparação física também é beneficiada. Há ainda o banco de dados de observação de jogadores de outros times, como contratos, características, para aprimorar futuras contratações. Anteriormente as partidas será possível que a comissão técnica projete e simule situações de jogo das equipes adversárias, o que auxiliará na detecção de pontos vulneráveis dos adversários.


Auxilio fora de campo:


Alem da parte técnica, o software auxiliará o Grêmio na parte de Gestão administrativa, o programa fará o controle de estoque, seja ele de pessoas, de contratos ou orçamento do clube, ele irá gerar relatórios completos sobre os mesmos. Também pode projetar cenários financeiros para o clube e indicar o quanto precisa arrecadar para ter fluxo de caixa em dia. Indica, por exemplo, quantos jogadores precisaram ser vendidos para cobrir as despesas. A ideia é profissionalizar e simplificar a administração do time, com dados confiáveis.

O sucesso do programa pode ser constatado na última Copa do Mundo, campeã de forma indiscutível a Alemanha utilizou este mesmo software em sua preparação para o Mundial, o que auxiliou os jogadores e a comissão técnica a corrigirem problemas na equipe e projetor como atuar diante de determinada equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário