EDITORIAS:

terça-feira, 22 de julho de 2014

RAIO X: COMO CHEGA O NÓIA NA 3ª FASE DA COPA DO BRASIL

Redação: João Vitor Goularte / Produção: @rsesporte_com / Fotos: ECNH Anilado/oficial

A quarta-feira será histórica para o Esporte Clube Novo Hamburgo. Isso porque o Noia entrará em campo pela terceira fase da Copa do Brasil. Por isso resolvemos fazer um raio X e mostrar como o Anilado chega para esses importantes confrontos.

O Caminho:

A vaga para a competição veio no ano passado. Após se salvar do rebaixamento, quase que heroicamente, o Novo Hamburgo se fortaleceu e montou uma forte equipe para o segundo semestre. Sob o comando de Itamar Schulle, o anilado foi campeão da Copa Willy Sanvitto, competição que dava ao campeão, a vaga na Copa do Brasil. A competição foi toda disputada em matas e começou nas oitavas de final.
Juan Sosa comemora gol decisivo

O começo da competição não foi nada bom para os comandados de Itamar Schulle. O primeiro confronto, pôs o São Paulo de Rio Grande, equipe que havia recém sido promovida para a primeira divisão estadual, no caminho anilado. No primeiro jogo em Rio Grande, derrota por 3x1 e a vaga na segunda fase muito mais distante. No jogo de volta, no estádio do Vale, o Noia mostrou o que seria até o fim da competição. Uma verdeira batalha, precisando vencer por 2 gols de diferença, o anilado foi para cima desde os primeiros minutos, mas o primeiro tempo acabou em 0x0. O drama estava apenas começando. No inicio do segundo tempo, Léo foi expulso e a equipe de Itamar Schulle agora tinha 45 minutos para fazer 2 gols com um jogador a menos. Na metade da etapa final a esperança, Jô de cabeça abriu o placar para o anilado. O segundo tempo chegava ao fim e tudo indicava que o São Paulo ficaria com a vaga, mas no último minuto do jogo, aos 49 do segundo tempo, o zagueiro Juan Sosa apareceu na área como centroavante e carimbou a classificação anilada. Festa da torcida do noia e uma verdadeira batalha campal entre os jogadores.

A segunda fase não reservou tantas emoções para o torcedor hamburguense. No caminho do noia, os garotos do Grêmio. No primeiro jogo, em Eldorado do Sul, 0x0. Na volta, no Estádio do Vale, vitória tranquila dos comandado do técnico Itamar Schulle e passaporte carimbado para a segunda fase.

A semi final novamente testou o coração do torcedor anilado. Desta vez, a forte equipe do Pelotas seria o adversário. Diferentemente das fases anteriores, dessa vez o noia decidiria fora de casa. No primeiro jogo, em um primeiro tempo apagado, o Novo Hamburgo saiu perdendo para o Pelotas. Mas novamente nos minutos finais do segundo tempo, brilhou a estrela de um zagueiro. Aos 43 minutos da etapa final, Peixoto apareceu na área e mandou a bola para a rede, 1x1 e a decisão ficou para a Boca do Lobo em Pelotas. No jogo de volta, novo primeiro tempo abaixo das expectativas, o Pelotas abriu o placar e o noia foi para o intervalo virtualmente eliminado. Mas os comandados de Itamar Schulle não desistiriam tão fácil, n segunda etapa, empate em 1x1 e a decisão seria nos pênaltis. O noia bateu os pelotenses por 4x2 e se garantiu na final da Copa Willy Sanvitto e estava a um passo da Copa do Brasil.

Conquista da Willy Sanvitto garantiu o noia
na Copa do Brasil

A final curiosamente foi mais tranquila que as fases anteriores. O São José seria o adversário dos confrontos finais. No primeiro jogo no Passo D'areia, uma atuação impecável, 2x0, com direito a dois golaços de Mazinho e Jô e título encaminhado. Vale ressaltar que a torcida anilada, se fez presente em maior número do que a do São José, mandante do jogo. No domingo seguinte, o noia veio a confirmar o título. Jogando no estádio do Vale, com o maior público do ano, o noia até saiu perdendo. Mas coube a ele, o grande responsável pelo título, já que se não fosse ele, o anilado não teria passado da primeira fase, Juan Sosa apareceu na área e mandou para o fundo do gol. Festa no estádio do Vale e vaga garantida na Copa do Brasil. Esta história estava apenas começando.


Copa do Brasil 2014:

Após parar nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, o noia tinha no calendário a disputa da Copa do Brasil. Com foco nisso, a direção anilada fez uma pequena reformulação no elenco. Saíram Luis Henrique, Anderson Pico, Max e Jonatas Belusso. Desembarcaram no Estádio do Vale, Vinicius, Julio Santos, Afonso e Éder. E assim o noia estava pronto para a Copa do Brasil, novamente sob o comando de Itamar Schulle.

Novo Hamburgo x Joinville 
(Favoritos eliminados, noia segue na competição)


A primeira fase colocou no caminho do Novo Hamburgo uma grande equipe, o Joinville. O primeiro jogo, começou com desconfiança por parte da torcida anilada, já que os 4 reforços estrearam neste jogo. Dentro de campo, um primeiro tempo bastante truncado, que terminou em 0x0. O segundo tempo começou dramático para o noia, logo nos minutos inicias Preto foi expulso, e o medo de ser eliminado no primeiro jogo rondava as arquibancadas do Estádio do Vale. Mas exatamente o contrário aconteceu. Douglas foi derrubado na área e sofreu pênalti, ele mesmo cobrou e abriu o placar para o noia. Mesmo com um jogador a
Julio Santos colocou o noia na frente
menos, o time de Itamar foi para cima e não ampliou o placar por pouco. Entre o primeiro jogo e o segundo, havia um espaço de 2 semanas. Importante espaço que o noia usou para se preparar para o segundo confronto. Em 2 amistosos, duas vitória. No Alfredo Jaconi vitória por 1x0 em cima do Juventude e no Estádio do Vale, vitória maiscula de 3x1 sobre o Caxias, e assim chegou o Novo Hamburgo para a decisão. O segundo jogo não poderia começar melhor para o noia. Logo no primeiro minuto de jogo, Afonso cobrou escanteio e Julio Santos apareceu livre para mandar para as redes. O primeiro tempo demorou para passar, mas assim terminou, 1x0 noia. O segundo tempo foi muito mais intenso que o primeiro. O Joinville começou a segunda etapa pressionando e aos 25 minutos, veio o resultado, Jael "o cruel" empatou para o time catarinense. Mas o noia não se abateu, e Eliomar colocou o time hamburguense novamente na frente. Antes do fim da partida, Jael, novamente ele, empatou para os catarinenses. Mas não importava mais, o noia estava na segunda fase!


Novo Hamburgo x J.Malucelli
(Eliomar resolve e noia avança)
Torcida lotou o Estádio do Vale

Ao que tudo indicava, na segunda fase o adversário seria o Vitória. Mas o improvável aconteceu e o J.Malucelli eliminou os baianos e apareceu no caminho anilado. O primeiro jogo não poderia acontecer em data melhor. Feriado nacional e aniversário do clube, para completar a festa, Juba marcou e deu a vitória para o Novo Hamburgo, 1x0. O segundo jogo não reservou muitas emoções para a torcida anilada, mas em compensação reservou muita alegria. Eliomar entrou no lugar de Éder lesionado e tratou de resolver tudo para o noia, marcou dois belos gols e carimbou o passaporte para a terceira fase. Aí veio a parada para a copa, jogadores saíram, outros chegaram, isso tudo veremos á seguir!

Parada para a Copa do Mundo
Novo Hamburgo venceu o Inter em teste

Muitos clubes deram "graças a Deus" pela parada para a Copa do Mundo. Não foi o caso do Novo Hamburgo. Quem vive o futebol do interior sabe a dificuldade que se tem para se fazer futebol no segundo semestre, ainda mais quando se tem um grupo com jogadores rodados e experientes, que poderiam estar disputando uma série B de campeonato Brasileiro. Se fosse em outros anos, o Novo Hamburgo não manteria nem metade do grupo que disputou o Gauchão, mas esse ano é diferente. Um grande esforço foi feito e toda comissão técnica foi mantida. A direção anilada também fez de tudo para manter o grupo de jogadores, a maioria ficou, mas os que tiveram propostas de fora do país ou de times dos Campeonato Brasieiro saíram. Foi o caso de Éder, Paulinho, Zé Rafael, Magno e Victor Brasil. Mas o noia não ficou no prejuízo e foi as compras. Chegaram os laterias esquerdos Edinaldo e Felipe Athirson, o goleiro Rafael Dal Ri, o volante Mateus, os meias Jonas e Jônatas e o atacante Rafinha.

Novo Hamburgo x ABC
(O favorito contra a surpresa)

Não é segredo para ninguém que o ABC é o favorito, e tem que ser mesmo. O time de Natal tem uma folha salarial muito maior que a do noia e está em meio a disputa do Campeonato Brasileiro da série B. Mas a diferença não é tão grande. O Novo Hamburgo tem algo que o ABC não tem, um estudioso na beira do gramado. Não é de hoje que Itamar Schulle vem se destacando no Novo Hamburgo. No confronto contra o Joinville, simplesmente deu um nó tático no técnico Hemerson Maria e recentemente fez o mesmo com Abel Braga, em jogo treino vencido contra o Internacional. Com um bom esquema tático e com o bom elenco que tem, o noia tem tudo para surpreender o ABC e porque não, trazer um grande resultado de Natal.

Prováveis times

ABC: Camilo, Renato, Sueliton, Samuel e Luciano; Amaral, Marlon, Daniel Amora e Xuxa; Dênis Marques e Rodrigo Silva; Técnico: Zé Teodoro.

Novo Hamburgo: Vinicius, Afonso, Julio Santos, Fred e Peixoto; Chicão, Alberto (Jonas) e Jônatas; Juba, Lucas Santos (Rafinha) e Douglas; Técnico: Itamar Schulle.

A partida acontece nesta quarta-feira, às 19:30, no estádio Frasqueirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário