EDITORIAS:

sexta-feira, 12 de junho de 2015

CIDADE DO INTER DEVE EXISTIR EM 1 ANO

Redação: Francisco Alves / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens

Direção colorada espera licenças da área para concluir plano. Clube espera dar início ainda neste ano para utilizar gramados até o final de 2016.


O projeto de selecionar talentos da base para se utilizar no profissional vai tomar ainda mais forma a partir do próximo ano. O centro de treinamentos do clube, batizado de "Cidade do Inter", segue seu incurso, e a direção aguarda a liberação de licenças ambientais até o final de 2015 para decidir como fechar o projeto. Mas, não se descarta de começar a construção dos campos já na atual temporada para utilizá-los na próxima, até mesmo para uma Pré-Temporada do gauchão do próximo ano.

Mesmo com um grupo cheio de "medalhões", os meninos conseguiram conquistar seu espaço com Aguirre. Os casos mais recentes são os de William ( lateral-direito) e Geferson (lateral-esquerdo). Geferson está com a Seleção para a disputa da Copa América. Além do talento dos garotos, o uruguaio acompanha mais de perto os garotos por causa do Inter B realizar exercícios em um dos campos do Centro de Treinamentos do Parque Gigante, ao lado do Beira-Rio. 

Com todas as categorias em um único CT, o treinador terá um intercâmbio com os outros técnicos, “Não será um simples CT. Será a "Cidade do Inter". E queremos ter todos as categorias juntas. Este modelo de trazer o B para cá já refletiu nisso, no surgimento de tantos garotos “ falou o vice de finanças Pedro Affatato.


O novo complexo vai ser construído em Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro passo foi dado em dezembro do ano passado, com o lançamento da pedra fundamental. A área total é de 88,7 hectares. Contudo, a direção precisa de todos os documentos para saber quanto deste espaço vai poder ser aproveitado.

A intenção é que a "Cidade do Inter" vire um pólo turístico. Entre as atrações estão a trilha ecológica, o deslocamento de catamarã, com a travessia de pouco mais de cinco minutos. O estádio colorado fica em frente ao Guaíba. O espaço vai abrigar um centro clínico completo, com áreas para serviço social, salas de psicologia, odontologia, nutrição, fisiologia, fisioterapia, departamento médico, sala de procedimentos, eletrocardiograma e raio-x, além de musculação,bares, restaurantes, lojas de conveniência. Affatato aguarda as licenças para avançar na empreitada: “São vários os atrativos. O profissional, claro, é um deles. Mas teremos um padrão de preparação, um modelo único na formação de atleta. Acredito que até o final do ano teremos as licenças aprovadas e o projeto concluído. A partir daí poderemos entrar em ritmo de obra”.


Um estádio com capacidade para 5 mil pessoas deve ser construído, 10 campos oficiais com grama natural e dois com piso sintético, que vão ser cobertos, além de torre de imprensa e sala de rádio. O complexo ainda vai ter quadra de futsal, piscina de 25m aquecida, hidromassagem, estacionamento para 500 carros, escola aberta à comunidade com biblioteca e área de recreação, refeitório integrado, alojamento para 210 atletas com 70 quartos com três camas e banheiro privativo. Ao finalizar e ver os gastos, o inter vai decidir se procura um patrocínio ou vai atrás da lei de incentivo.


A questão dos campos é o pontapé inicial. Pode ocorrer, inclusive, com recursos próprios do clube. A intenção é começar a preparar o terreno o mais breve possível para que em 2016, já possa tocar os trabalhos no novo complexo colorado, revela um dos dirigentes: “Há uma série de questões no campo, como a semeadura, terraplanagem. Precisa-se ver para onde vai o esgoto. Isso tudo demanda certo cuidado, um investimento no que se refere ao tempo. Se conseguirmos fazer os campos até o final do ano, entre a metade do ano que vem e o final de 2016 acredito que já poderemos utilizá-lo”

A base trabalha na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, os profissionais no CT do Parque Gigante. Com esse projeto o Inter vai conseguir obter maior proximidade entre base e profissional, o que pode ser muito bom para ambas as partes.

3 comentários:

  1. Vai ganhar sem pagar nada para o estado.

    ResponderExcluir
  2. E a área toda vai ser doada pela prefeitura? Como sempre.

    ResponderExcluir
  3. Para alguns analfabetos que não procuram se informarem antes de opinarem, mas como são anônimos são cérebros: solenidade de assinatura ocorreu no Piratini e contou com a participação do governador do Estado em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, do presidente do Inter, Giovanni Luigi, do prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, dentre outras autoridades (foto). Além do Centro de Treinamentos, estão previstas ações e investimentos em atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer em área na Estrada do Conde. Tempo Indeterminado O termo permite que o Clube utilize a área com prazo indeterminado, podendo o Estado interrompê-lo a qualquer momento caso a finalidade do uso da área não seja respeitado. “Não tenho dúvidas de que este é um grande momento para todos que gostam de futebol, e principalmente para os colorados. É uma homenagem até mesmo às dificuldades enfrentadas por essa direção nos últimos anos, com a reforma do Estádio Beira Rio”, lembrou o desembargador José Aquino. De acordo com o Executivo, a permissão tem caráter oneroso, de R$ 35,6 mil mensais. O Contrato está disponível na foi publicado na pela Central de Licitações do RS conforme a LEI 8666/93, assim como foi feito o com o CT da OAS também uma área do Governo do Estado contrato oneroso dentro da lei 8666/93 5,3 hectares, alugado da Superintendência dos Portos e Hidrovias (SPH) por R$ 15 mil, recém-terraplanado.

    ResponderExcluir