EDITORIAS:

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA - FEVEREIRO DE 2015 DO FUTEBOL AMERICANO GAÚCHO

Redação: Leonardo Müller/ Produção: @rsesporte_com / Fotos: Divulgação / Vídeo: YouTube



O mês de fevereiro marcou a aproximação da Federação Gaúcha de Futebol Americano junto aos clubes.  O mês iniciou-se com reuniões para definir o emparceiramento da competição, que pela primeira vez foi organizada por uma Federação. A reunião realizada no dia 07 de fevereiro, no Salão Nobre do Alfredo Jaconi, definiu datas, horários e tabela da competição. “Essa é a nossa primeira competição. Estamos começando algo muito importante, que gradualmente irá evoluindo. Essa fórmula não trará prejuízo financeiro para os clubes e dará um caráter competitivo importante. No ano que vem já imaginamos agregar patrocinadores, fortalecer nosso produto e ter um campeonato ainda maior, mais longo e sustentável”, disse o então Presidente da FGFA e do Juventude FA, Eduardo Ferreira.

A competição mais importante do cenário gaúcho foi o grande centro das atenções no mês de fevereiro. Após a divulgação do regulamento da competição, os organizadores sofreram com as críticas de torcedores e admiradores do esporte no Rio Grande do Sul, fazendo assim com que a Direção da Federação lançasse uma Nota Oficial em seu perfil no Facebook. Confira a íntegra da mesma a seguir:

Nota Oficial:

Definições Sobre o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2015.

Ao oitavo dia do mês de fevereiro de 2015, reuniram-se na salão nobre do estádio Alfredo Jaconi, os representantes dos clubes que demonstraram interesse em disputar a 1ª Campeonato Gaúcho 2015. Intermediado pelo Presidente Eduardo Ferreira, o debate que teve as definições do formato e tabela do mesmo.

Infelizmente, saiu de maneira não oficial uma nota anterior, divulgando uma tabela e um formato de torneio errôneo, não corroborado pela Federação, e que gerou uma série de expectativas sobre o campeonato, e posteriormente, uma série de discussões.

A Federação Gaúcha de Futebol Americano completou seu 3º mês de fundação neste fevereiro, e tem desde o princípio, meta e objetivo únicos de fomentar responsavelmente o esporte no Estado, através de um sensato planejamento, com ações organizadas e prudentes.

Um dos principais motivadores deste formato de disputa, deve-se ao fato de termos apenas 11 árbitros cadastrados, e não leia-se aptos. Levando em conta as dimensões geográficas do Estado, e a disponibilidade destes, viu a necessidade de otimizarmos o número de partidas e o modelo de disputa.
Montamos um torneio com as melhores chances de se ter um início, meio e fim; dadas as dificuldades financeiras e organizacionais que quase a integralidade das equipes do Estado enfrentam.

Somos uma Instituição que hoje, não é munida de receita, mão de obra e expertise, por isso, nesta primeira gestão, a palavra de ordem é planejamento, pois apenas assim, em breve teremos um portfólio de sucesso para apresentar aos times, investidores, e principalmente, ao público, que é a razão desta contínua busca pela evolução.

Estamos completamente focados em fazer deste, o primeiro de uma série de campeonatos, cada vez mais abrangentes, competitivos e assertivos, para que em alguns anos, possamos nos tornar referência em nosso país, no que tange a prática e o acontecimento do Futebol Americano no Estado.

Seu apoio e compreensão é o único elemento necessário para que, gradativamente, conquistemos nossos objetivos em comum.

Cordialmente,
A Direção

O Tapejara Dragons, time tradicional da modalidade No pad (sem equipamentos de proteção), também tivera uma grande mudança em sua equipe no mês de fevereiro. A equipe elegeu Gabriel Bortolanza como seu Presidente pelo próximo mandato.

O mês de fevereiro foi de grande aprendizado para o Restinga Redskulls, que no final daquele mês, viajou até Criciúma para realizar workshops com a equipe do Criciúma Miners. A equipe que estava em processo de organização para tornar FullPad, aproveitou o fato de não participar do Campeonato Gaúcho e buscou conhecimento no esporte para a disputa da III Copa Sul, no segundo semestre.

Este mês marcou o surgimento do Porto Alegre Gorillas. Idealizado por Henrique Altieri Hofstatter, Fagner Barbosa e Luciano Soares Ribeiro, a equipe lançou sua primeira Seletiva no mês de fevereiro, com o propósito de encontrar atletas para solidificar-se e posteriormente disputar competições.






Para completar o mês histórico que foi fevereiro, obtivemos os primeiros dois jogos do I Campeonato Gaúcho de Futebol Americano organizado pela Federação Gaúcha de Futebol Americano. Com o jogo de estreia envolvendo Porto Alegre Bulls e São Leopoldo Mustangs. A equipe da capital demonstrou sua força e experiência contra a estreante equipe de São Leopoldo em competições FullPad. O Bulls venceu o confronto pelo placar de 44 X 03. Confira os melhores momentos da partida no vídeo ao lado:

Posteriormente, tivemos o jogo entre Porto Alegre Pumpkins e Ijuí Drones, vencido pela equipe da Capital pelo placar de 39 X 08. Assista aos melhore smomentos do jogo que deu a classificação ao Pumpkins para as Semifinais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário