EDITORIAS:

domingo, 3 de julho de 2011

JULINHO CAMARGO, NOVO TÉCNICO DO GRÊMIO FAZ SEU PRIMEIRO COLETIVO

Seguindo uma política tradicional de apostar em novos talentos que surgem, assim foi com Luiz Felipe, Tite e Mano Menezes, por exemplo. O Grêmio apresentou, o seu novo comandante técnico. Trata-se de Julinho Camargo, 22 anos de carreira e velho conhecido dos pagos gremistas. Foi um profissional bem sucedido das categorias de base do tricolor, sendo campeão Gaúcho, Brasileiro com os juniores da Copa FGF com o time B. JC tem a missão de além de susbstituir, Renato Portaluppi o ídolo máximo do clube que saiu após empate em 2x2, em casa contra o Avaí.


Perguntado sobre comparações com Renato ele afirmou, "O Renato é o Renato, o Julinho é o Julinho".

Julinho exalta a vantagem de já conhecer boa parte do grupo do Grêmio e considera que "ter passado por aqui é positivo, vamos reproduzir muitas coisas que já foram trabalhadas. Marcelo Grohe, Matheus, Busatto, Saimon, Neuton, Adilson, Willian Magrão, Fernando, Bruno Collaço, Roberson, Pessalli, Mithuê e Wesley já foram comandados por ele.

A ligação do técnico com o Grêmio vem desde 1989, na primeira gestão de Odone, quando a trabalhar nas categorias de base do Clube. Permaneceu no cargo até 1991. Voltou em 2005, de novo com Odone, e passou a comandar os juniores. Ganhou o tri gaúcho e o Brasileiro Sub-20, lembra o texto da página oficial.

O primeiro treino:

Na manhã fria deste domingo. O novo técnico comandou no campo principal o seu primeiro treino diante dos profissionais. A exemplo do que já ocorria no Beira-Rio o novo comandante orientou um minicoletivo com dois times, em campo reduzido exigindo muita movimentação, aproximação e agilidade buscando espaços de fuga dos passes dos laterais, meias e atacantes diante de uma marcação coletiva ou individual mais cerrada por parte do adversário. Outra orientação para os jogadores foi de chutar a gol ao abrir espaços em frente a goleira.

Neste primeio traballho com bola, o novo treinador escalou a equipe com Marcelo Grohe, Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Gilberto Silva, Escudero, Marquinhos e Douglas; Miralles e André Lima. Entretanto Douglas e William Magrão suspensos não jogarão contra o Cruzeiro.

O provável time para enfrentar o Cruzeiro, na arena do Jacaré em Sete Lagoas na próxima 4ª feira deve ser este: Marcelo Grohe, Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Gilberto Silva, Rochemback, Marquinhos e Escudero; Miralles e André Lima.


OPINIÃO: O bom filho sempre retorna. Novo técnico gremista é um estrategista nato. Quem o acompanhou nas categorias de base sabe que os esquemas táticos que ele gosta de usar são o 4.4.2 e 4.3.1.2 sempre com muita movimentação e trocas de passes rápidos com no máximo 3 toques na bola por jogador. Formata muito bem seu sistema defensivo fazendo com que os laterais fechem os lados e os meias ajudem na cobertura dos mesmos e o volante sempre à frente da linha de zagueiros. Entretanto as marcadores devem saber conduzir a bola, para os meias mais ofensivos. Forjado nas categorias base da dupla Grenal, conhece muito bem a aldeia e o atual elenco do tricolor. Muitos acham que ele não dará certo, pois faltará pulso para comandar os mais cascudos, pois os mesmos poderão ser reservas em favor dos casquinhas.

Não concordo com isso. Julinho Camargo treinou e conhece muito bem os garotos que estão no elenco principal e saberá dominar os mais experientes e não faltará apoio da direção, caso Camargo venha afastar jogadores do time titular por deficiência técnica. Os próximos três adversários ele terá pela frente, são times que também buscam recuperação na tabela Cruzeiro (F), Coritiba (C) e Figueirense (F), serão jogos dificeis e o torcedor só verá uma melhora e uma mudança de estilos no final destes confrontos, antes será difícil, o que mudará é a atitude do time. Quem tiver dúvidas sobre isso basta ver a evolução que teve o colorado enquanto ele esteve por lá como auxiliar de Falcão.

Reportagem: Rafael Copetti dos Santos
Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário