EDITORIAS:

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

44 NÃO PODERÃO VER OS 1º's JOGOS DO GAUCHÃO

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens

Desde de setembro de 2013, a promotoria do Rio Grande do Sul realiza um projeto inovador nos estádio gaúchos. 48 torcedores já forma impedidos de comparecerem aos estádio em dias de jogos. A decisão foi tomada em 32 audiências nos Juizados Especiais Criminais (Jecrim), instalados nos estádio Gaúchos.


Dos 48 torcedores impossibilitados de assistir a jogos no estado, 44 ainda necessitam cumprir pena e com isso não poderão assistir a estreia do campeonato Gaúcho marcada para dia 18 deste mês. Em alguns casos essa medida se estenderá até o mês de março.



O projeto iniciado em setembro de 2013 é pioneiro no Estado e já resultou em 32 audiências no Jecrim. As audiência forma realizadas na Arena, em 12 casos, no estádio Centenário em Caxias do Sul, em 19 e no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, em uma única audiência (estes últimos locais onde o Internacional mandou seus jogos, enquanto o Beira-Rio passava por reformas para Copa do Mundo).


Das 32 audiências realizadas nos Juizados Especiais Criminais, forma realizados dois pedidos de arquivamento pela Brigada Militar. Nas duas ocasiões houve lesão leve e a vitima propôs o pagamento de uma indenização do agressor. Em 31 casos foi pedido e aceito transações penais (quando o MP sugere que o torcedor pague multa, compareça a sessões de palestras educativas ou mesmo suspensões de comparecimento aos jogos), outros 31 pedidos foram negados.


De acordo com o titular da Promotoria, José Francisco Seabra Mendes Júnior, o projeto serviu para aproximar a BM das entidades envolvidas no futebol. “A atuação ocorreu, também, no sentido de que o MP busca uma aproximação dos entes envolvidos com o futebol, em especial com as torcidas organizadas, direções dos clubes e Federação Gaúcha de Futebol, para viabilizar o cadastramento dos torcedores que participam desses grupos”, afirmou José Francisco Seabra Mendes Júnior.

A busca por punição a envolvidos em confusões no estádios, ganhou força após o incidente na partida entre Atlético-PR e Vasco da Gama, em Joinville, em partida válida pela 38ª rodada do campeonato Brasileiro de 2013. Na ocasião, o Atlético-PR venceu o Vasco por 5 a 1, garantiu vaga na Libertadores de 2014 e rebaixou o rival, a partida porem ficou de lado, devido as cenas deploráveis de uma briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville. A confusão ocasionou na perde de 12 mandos de campo ao Atlético-PR e multa de R$ 140 mil e 8 para o Vasco, alem de multa de R$ 80 mil. Das dezenas de torcedores envolvidos no incidente, 20 foram presos, o mais recente deles, Bruno Pereira Ribeiro(Bruno Fat), presidente da torcida organizada Força Jovem do Vasco, preso na noite da última sexta-feira.

Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário