EDITORIAS:

sábado, 18 de janeiro de 2014

QUEREMOS SER CAMPEÕES DO INTERIOR

Redação: Lucas Sommer Goulart / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens


Entrevista com diretor executivo Dirceu Castro do Esporte Clube Cruzeiro


Esporte Clube Cruzeiro, o Cruzeirinho como é chamado carinhosamente, é um clube hoje sediado em Cachoeirinha. Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, no ano de 1953. Foi Campeão Gaúcho em 1929 e em 1960 conquistou o título do Torneio da Páscoa de Berlim, na Alemanha, se tornando o primeiro time gaúcho a conquistar um título intercontinental derrotando o Bayern de Munique na final.

Com 100 anos de existência (fundado em 14/07/1913) 2014 é um ano especial para o Cruzeiro. Irá inaugurar sua casa nova, a Arena Cruzeiro. Entrevistamos o Diretor Executivo do clube, Dirceu Castro, para saber como está a preparação para o Gauchão e o ano de 2014.

1 - Qual a expectativa do Cruzeiro para o Gauchão?


“Sempre entramos com a melhor expectativa possível, de fazer um grande campeonato. Montamos um bom time. Claro que o que a gente sempre pensa é em fazer a pontuação para permanecer na primeira divisão, fazer o suficiente para não cair. Mas entramos para sermos campeões do Interior”.

2 - Porque sair de Porto Alegre?

“São vários fatores, não tomamos uma decisão dessa por um motivo qualquer. O Cruzeiro perdeu muito espaço nos últimos 30 anos, principalmente por ter ficado 32 anos fora da elite do Campeonato Gaúcho. Depois de um projeto que começamos em 2005, nós conseguimos em 2010 colocar o Cruzeiro na primeira divisão. E o espaço em Porto Alegre começou a ficar pequeno, porque a mídia de Porto Alegre toma conta da Dupla Grenal, ninguém dá importância para outros clubes, o Cruzeiro principalmente pelo fato de ter ficado muito tempo longe da elite. Então a saída para Cachoeirinha foi estratégica em função da sequência do Cruzeiro como clube. Nós tínhamos que sair dali, vender a área porque o clube estava endividado e a partir do momento que vendemos alí fizemos grandes negócios em áreas de construção em Cachoeirinha e acreditamos que com a inauguração do estádio o Cruzeiro vai voltar a ser o Cruzeiro grande como foi no passado. É difícil desbancar a Dupla Grenal, a hegemonia toda é da dupla Grenal e infelizmente toma conta de toda mídia e toda opinião pública. Nosso sonho no momento é sera a terceira força do futebol gaúcho”.


3 - Como está a construção do novo estádio?

“Isso é o que vai dar um diferencial para o Cruzeiro daqui pra frente. Está dentro do cronograma que nós programamos, mas é claro que como toda obra sabemos que poderia estar mais avançado, poderia estar mais atualizado, mas está um pouco atrasado, mas dentro daquilo que nós podemos, até hoje sempre com recursos próprios, nunca pedimos dinheiro emprestado, e está bom. Temos a expectativa de jogarmos algumas partidas do Gauchão na nossa nova Arena. Nossa vontade é que seja inaugurado já contra o Grêmio, no dia de Março. Depende de alguns detalhes, algumas negociações, mas está tudo bem encaminhado pra isso acontecer”.

4 - Sobre o elenco, como vem para o Gauchão? Algum jogador que seja ou já teve passagem pela Dupla Grenal? Qual a aposta para esse ano?

“Temos vários. O Claudinho é um zagueiro promissor, já está a 4 anos no clube. Reinaldo, um volante que vem se destacando muito. Também o Julio Abu é um meia formado no Cruzeiro e temos uma expectativa muito grande com um menino de 17 anos, Henrique. Subiu pro profissional e certamente vai jogar algumas partidas. Se confirmar a expectativa que temos, pode ser uma grande revelação do Campeonato. Cruzeiro sempre foi um adversário bem difícil para Dupla. Tanto é que a Dupla Grenal sempre tem um cuidado muito grande quando vai jogar com a gente”.


5 - E quando acabar o Gauchão, o Cruzeiro terá que fechar as portas como a maioria dos times do interior?

“O Cruzeiro até hoje, desde que voltou (2007/2008), ele nunca parou no ano. Sempre participa de todas as competições da Federação. Agora com uma realidade diferente, a verba cai lá embaixo já que não temos patrocinadores fortes. Então é muito complicado fazer o segundo semestre. Vamos ver ainda, nós não temos um plano definido. Já sabemos que o campeonato de juniores e o juvenil iremos jogar. Mas a Copinha ainda não tem nada definido, isso decidiremos depois do Gauchão porque temos que liberar alguns jogadores pois a folha é muito alta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário