EDITORIAS:

terça-feira, 11 de março de 2014

FGF DIZ QUE TJD TEM AUTORIDADE NO CASO DE RACISMO

Redação: Lucas Sommer Goulart / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens

Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, diz que apenas o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva pode tomar decisão de interdição do estádio ou punição ao Esportivo.

Noveletto ainda lembrou que segundo o artigo 52 da Lei Pelé, o “tribunal desportivo é o único órgão competente para instaurar e julgar processos". Ao ser perguntado pelo jornal Zero Hora sobre se a FGF irá tomar alguma atitude em relação aos casos de Racismo, Noveletto respondeu:

“O que pode fazer neste momento é repudiar. Não aceitar agressões raciais de forma alguma. Agora, eu não tenho autoridade para dar um canetaço, rebaixar clube. Quem tem este poder é o tribunal (Tribunal de Justiça Desportiva). Há muito tempo a Lei Pelé tirou esta atribuição das federações e passou aos tribunais. Veja o que aconteceu lá em São Paulo: foi o presidente do tribunal quem decidiu interditar o estádio. Ele pode, eu não. Ele pode até me suspender se quiser. Na sexta-feira, quando saiu a notícia da interdição do estádio de Mogi Mirim (onde o volante Arouca, do Santos, sofreu insultos racistas), a imprensa logo veio me cobrar uma atitude semelhante. Mas depois viram que não é bem assim. Isso é uma questão de educação. Não basta uma coisinha aqui e ali. Espero que o tribunal faça um julgamento forte na quinta-feira, que dê exemplo, que comece agora a coibir casos como este”.

Lembre do caso clicando AQUI.

O Esportivo foi denunciado pela Procuradoria no artigo 243-G que fala em "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

O artigo 243-G prevê pena de multa e perda de pontos. Com isso, o Esportivo perderia os 3 pontos da vitória em cima do Veranópolis, e com isso ser rebaixado no campeonato gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário