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quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MGI FAZ SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO DO FUTEBOL NO BRASIL

Produção: @rsesporte_com / Fonte e Fotos: PlayPress Assessoria

Distanciamento do modelo brasileiro da realidade em países como Inglaterra, Espanha e Alemanha chama a atenção de palestrantes de seminário promovido pelo Movimento Grêmio Independente

Ao mesmo tempo em que as novas arenas e a realização da Copa do Mundo no Brasil empolgam os amantes do futebol, trazem consigo uma série de preocupações que estão relacionadas ao modelo que está sendo implantado no país. O assunto foi debatido durante o Seminário Futebol em Debate, promovido pelo Movimento Grêmio Independente (MGI), em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (06/08).

Mais do que uma conversa de apaixonados pelo esporte mais popular do Brasil, o evento trouxe ideias de como um clube de futebol deve gerir suas novas arenas para que um estádio moderno consiga trazer lucro e público, sem que as verbas de televisão sejam as receitas principais.

O evento, que ocorreu no Centro de Eventos Carlos Gomes, iniciou com a palestra do especializado em planejamento e gestão de arenas esportivas, o economista Ricardo Araújo. Diferentemente do que muitos pensam, o especialista mostrou que não há qualquer elitização do futebol brasileiro, provando com dados comparativos do Brasil com Inglaterra, que o ticket médio aqui ainda é baixo.

- É importante debater sobre as novas arenas e a gestão dos clubes com a mídia. A plateia participou muito e foi ativa. O público participou com perguntas e indagações sobre os temas e demonstrou que estava interessado na discussão - destacou Araújo.

O tema "Gestão de novas arenas", contou também com a participação do especialista em gestão esportiva Amir Somoggi. O palestrante defendeu o conceito de arenas 24/7, ou seja, que funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, acrescentando que a Arena do Grêmio já está adequada a essa filosofia.

- Esse debate é muito importante. Os temas são fundamentais para o desenvolvimento do futebol. A iniciativa do MGI demonstra que o grupo está preocupado em discutir os temas essenciais para a indústria do futebol. Fiquei contente em ver que a casa estava cheia, pois isso significa que o público quer discutir os temas - relatou Somoggi.

O caso da Allianz Arena foi exibido aos presentes demonstrando que da receita total do estádio apenas 17% sai do bolso de torcedores, sendo o maior percentual obtido em venda de Box executivos (43%) seguido de naming rights (20%).

O outro destaque do seminário foi a palestra do jornalista dos canais ESPN, Paulo Calçade. Em parceria com Somoggi, Calçade falou sobre as relações dos clubes de futebol com a mídia e com os torcedores.


- Eu não estou aqui como o dono da verdade, mas apenas como uma opinião sobre as novas arenas e como os clubes devem se portar diante dessa novidade. Hoje vemos muitos clubes grandes em crise por problemas financeiros ou por má gestão, então é importante que algumas pessoas queiram discutir o assunto para melhorar o futebol e a gestão no futebol. Todos precisam se transformar, desde o clube, a torcida, a própria mídia, o departamento de marketing do clube, o jogador, o treinador e o modelo de gestão - ressaltou Calçade.

Estavam presentes no seminário o presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Raul Régis de Freitas Lima, o vice presidente do Grêmio, Odorico Roman, o presidente do Conselho Fiscal do Grêmio, Jeferson Thomas, o vice presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Milton Cardoso, e dos representantes da Arena, Gilmar Machado e Arthur Porto Alegre.

- O seminário foi fantástico. Completamente diferenciado. Nunca houve nada parecido e os palestrantes são de muita qualidade. O MGI marca um golaço com o evento. O Futebol em Debate só comprova que queremos qualificar um grupo que pensa em assumir o clube no futuro - avaliou o presidente do Conselho Consultivo do
Movimento Grêmio Independente, Homero Bellini Júnior.

Com a intenção de ser mais participativo dentro do Grêmio, o sócio patrimonial Jonatas Jacob Viero, frequentador assíduo da Arena, se inscreveu para participar do seminário logo que viu um anúncio em uma rede social.

- O evento foi bem interessante. Esses são assuntos que estão na pauta do futebol brasileiro. A Arena do Grêmio é algo novo, principalmente para o clube. O público ainda não está acostumado com os temas debatidos aqui e precisa aprender a lidar ainda - falou Viero.

Um dado trouxe otimismo para os gaúchos: Grêmio e Inter estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, entre os clubes com as maiores perspectivas de ganhos com os novos estádios ficando atrás apenas do São Paulo.

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