EDITORIAS:

sexta-feira, 11 de julho de 2014

SABELLA DIZ QUE APRENDEU COM TÉCNICO DO GRÊMIO NOS ANOS 80

Redação: Lucas S. Goulart / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Fifa, Marcos Júnior/Portal TT e Lancenet

A Argentina está na final da Copa do Mundo. No próximo domingo, enfrenta a Alemanha, sonhando com o tri mundial. Na coletiva pós vitória contra a Holanda, o técnico argentino Sabella surpreendeu ao citar um técnico do Grêmio. Sabella revelou:

"Tive um treinador no Grêmio que me ensinou o valor dos espaços. "Domine os espaços e você vencerá o jogo". Hoje, empatamos usando isso. Olha, nós não ganhamos a partida, ganhamos nos pênaltis, é muito bom deixar isso claro. Essa história de ocupação de espaços é mais velho do que... não sei. Houve uma vez, quando jogava pelo River contra o Grêmio, era Copa Sul-Americana, mas na época tinha outro nome, fui falar com o treinador do Grêmio, que já havia sido meu comandante na minha passagem. E ele me disse: "Vai ganhar quem ocupar melhor os espaços". Uma prova disso hoje é a Alemanha". 

Alejandro Sabella na passagem pelo Grêmio como jogador, foi comandado por Valdir Espinosa e Rubens Minelli. A Zero Hora falou com ambos os técnicos, que se disseram adeptos do estilo adotado por Sabella. "Eu sempre fui adepto de que os 11 jogadores têm de atacar e defender. Sempre preguei isso. Quando eu pegava um time mais qualificado, eu tive mais sucesso porque eu consegui obediência tática de grandes jogadores. Quando pegava times mais fracos, ainda conseguia alguns resultados. Curioso é que, 40 anos depois, estão achando que isso é o ideal" disse Minelli que comandou o Grêmio em 1985 e em 1989.


"O que eu buscava era ocupar os espaços. Quem ocupa mais rápido, vai ter melhor condição de distribuir o jogo. Depois, quando ele virou treinador, passou a usar isso também" disse Espinosa. Em entrevista a rádio Guaíba, Valdir Espinosa disse também que "a Argentina ganhou mais um torcedor" e revelou que Sabella "era um cara muito tranquilo. Ficava no canto dele e, portanto, era muito observador". 

Ao Globo Esporte, Espinosa falou: "Caramba, rapaz, puxa vida... O cara vai disputar um título, pelo seu país, depois de tanto tempo... Aí dá uma entrevista minutos depois da façanha, para o mundo inteiro, e ainda se lembra da gente, de mim, do Grêmio. É uma felicidade muito grande, extraordinário. Ele sai desse estereótipo do treinador marrento, é humilde. E isso fez ele conquistar a confiança dos jogadores. Mantém-se calmo e com os pés no chão, parecia ainda estar na estreia na Copa tamanha a tranquilidade. Ele sempre foi assim. Essa Alemanha assombrou a todos nós, estou até agora boquiaberto. Mas a Argentina vai saber usar isso também, vai tomar mais cuidados. Será um jogo equilibrado. Vou torcer para o Sabella ser campeão".

Abaixo, assista a coletiva de Sabella onde menciona o comandante gremista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário