EDITORIAS:

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ATLETISMO: COLUNA PISANDO FUNDO

Redação: Régis Fernando Silva / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens 

Galera, voltei! Após algum tempo sem escrever para vocês, estou de volta e com uma ótima matéria. No ultimo final de semana ocorreu o Campeonato Gaúcho de Atletismo Master, organizado pela AVEGA - Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo. Foram realizadas diversas provas, todas na pista de atletismo da Sogipa.

O evento contou com a participação atletas diversos cantos do Brasil e do mundo. Sim: do mundo! Dentre os muitos competidores, fomos agraciados com a ilustre participação da atleta Ayamba Akim da Grã-Bretanha, e da Conceição Geremias, medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Caracas em 1983. Como vocês bem podem imaginar, também me fiz presente no evento!

Posso lhes garantir que foram dois dias de ótimas provas e atletas de excelente nível. Realmente é um campeonato recheado de atrativos e muito bem organizado. Para quem não conferiu, fica a dica para os próximos anos: vale muito a pena participar nem que seja na torcida.

Agora vamos à minha participação.


Quem acompanha minha coluna sabe que as provas que normalmente participo são de 3km e 5km. As vezes faço distâncias mais longas, mas confesso que essas nunca foram minha especialidade. Além do mais sou um corredor de rua e a pista é algo muito novo para mim.

Sabendo disso, no campeonato da AVEGA – que ocorreu todo na pista - me inscrevi na prova de 5000mts. Porém, como cada atleta poderia se inscrever em até 3 provas, decidia arriscar e me inscrevi também nos 1500m e na prova dos 100m rasos.

Fiz alguns treinos, alguns poucos – rsrsrs - nos 100m rasos. Treinei bastante para os 1500m. Já para os 5000m treinei bem pouco, pois já estou habituado com a batida, somente mantive minha rotina diária.

Bom, depois dos treinos chegou o grande dia. Não nego, estava bem ansioso e um tanto quanto nervoso também. Minha ordem de provas era a seguinte: no dia 20 de setembro, às 14:25hs, a prova dos 100m, e às 14:45hs, a dos 5000m; e no dia 21 de setembro, às 09:00hs, me aventuraria nos 1500m.

Vestido e animado, lá fui eu para a minha primeira prova: a dos 100m.

Infelizmente, não saiu tudo como eu planejei. Cometi alguns erros fatais. O maior deles, a falta de aquecimento. Na ansiedade aqueci muito menos do que deveria e muito menos do que eu havia aquecido em todos os meus treinos.

Assim, de corpo quase frio, lá estava eu, na raia 1, com sangue nos olhos, esperando a largada.

E meus amigos, que largada!! Quando ouvi o “paaah” anunciando que era hora de voar, atendi ao chamado com todas as minhas forças. Como a prova era de grandes competidores, como eu já imaginava, ainda nos primeiros 25m fui ultrapassado...faz parte! Com o que eu não contava era com os metros finais. Nos últimos 10m, a falta de aquecimento me causou uma lesão muscular na coxa esquerda, que me tirou do resto do campeonato.

Mesmo com a lesão terminei a prova caminhando. E para minha felicidade, minha largada foi tão boa que ainda assim eu garanti a medalha de prata. Sim galera, vocês estão falando com o vice-campeão gaúcho máster nos 100m rasos.

Logicamente, fiquei muito triste por não conseguir participar da minha melhor prova, que seria a dos 5000m. Mas ano que vem tem mais, e nessa eu prometo que vou com tudo, inclusive com aquecimento!

Pela previsão médica, fico um mês de molho. Estou contando os dias. Tenho que me recuperar o mais breve possível, dezembro está logo ali e tenho uma São Silvestre pela frente.

Até breve corredores, e vamos pisar fundo!

Um comentário:

  1. Muito bom o campeonato no próximo ano estarei lá, e isso mesmo Regis missão dada e missão cumprida terminar a prova sempre.

    ResponderExcluir