EDITORIAS:

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FERNANDÃO: ESTÁTUA EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO

Redação: Victor Thompsen / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Paula Menezes e Marcelo Campos


A estátua de bronze em homenagem a Fernandão que morreu no inicio de junho está recebendo os últimos detalhes, para então ser inaugurada no dia 17 de dezembro, data da final do Mundial Interclubes da Fifa de 2006, quando Fernandão ergueu a taça. Será com esse gesto que a estátua do jogador será colocada no pátio do estádio Beira-Rio.

O suspense sobre como será a estátua, faz como que o galpão cedido pelo colorado Jairo Antão, onde ela vem sendo construída por Itamor Rodrigues e Nina Eick esteja "trancado a sete chaves". Ainda que não divulgue muitos dos detalhes da peça, os escultores abriram o local para o Globoesporte.com e mostraram algumas das ferramentas utilizadas na confecção da estátua. 
"Comprei cadeado e não convido mais ninguém para vir aqui. Sempre que eu acordo, venho ver como está a estátua. Quando vou dormir, também. Em um mês, muita coisa mudou por aqui. Mexe com a autoestima desse lugar, que nunca é lembrado pelos gaúchos. Vamos ficar conhecidos como o lugar onde a estátua do Fernandão foi feita", orgulha-se o homem.

Desde que iniciaram o trabalho, os artistas receberam três visitas de familiares do ídolo e membros do marketing do clube. A inspiração para retratar detalhes da expressão do ex-atacante veio através de fotos, vídeos e da ajuda da esposa, Fernanda, e da filha Eloá. Elas opinaram nas mínimas partes do corpo de Fernandão. Desde os dentes, até o cabelo e a aliança que ele usou na mão esquerda. A aprovação final ocorreu em 20 de setembro. 

"A Fernanda tocava na estátua e dizia onde seu dedo encaixava no rosto dele. Trouxe boné, chuteira. E falou da aliança. Eu tinha colocado uma aliança mais lisa, e ela me mostrou detalhes do que tinha. A filha também ajudou muito. Falou sobre os dentes, sobre o nariz do pai. Eu também vi muitos vídeos. Assisti ao Mundial umas quatro vezes. E, no celular de Fernanda, tem vários vídeos que mostram o lado brincalhão dele", contou Nina, responsável por criar as expressões da estátua. 


Foram mais de 360kg de argila utilizados para recriar a imagem do capitão do título Mundial. Para sustentação, a escultura tem ferro em seu interior. Somam-se aos materiais cera, borracha, vaselina e resina. O toque final ficará por conta do bronze. A construção é em tamanho real. Dos pés à cabeça, ficou com cerca de 1m90cm - é ainda maior por conta dos braços esticados e da presença da taça de Yokohama. O peso é de cerca de 400kg. 

A estátua está quase pronta. Chegará a Porto Alegre na próxima terça-feira, 30 de setembro, para ser finalizada com o bronze. A última etapa leva em torno de 70 dias. Até agora, o processo foi árduo. Itamor ficou responsável por montar a estrutura de ferro e a cobertura de argila, que foi comprada em Santa Catarina por demorar mais a secar e evitar possíveis rachaduras. A partir daí, Nina entrou em cena para modelar a figura. 


Todos os dias, eles precisavam molhar o barro e cobrir a figura de Fernandão com pano e plástico, para preservar o trabalho. Depois da aprovação da família, a obra foi para uma nova etapa. Itamor passou atuar na parte dos moldes. São 12 no total, 10 de fibra e dois de borracha de silicone. Feita esta etapa, a parceria entre os dois estará concluída. É só esperar pela cobertura de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário