Redação: Júlia Merker / Produção: Marcelo Matusiak / Postagem e titulo: @rsesporte_com / Fotos: PlayPress
O comércio gaúcho tem mais motivos para comemorar com as seleções sorteadas para jogar em Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014. De forma geral, os países que virão a Porto Alegre serão um excelente atrativo para o turismo e comércio do Rio Grande do Sul. Torcedores da Argentina serão os mais numerosos na capital gaúcha, pela proximidade e pela paixão pelo futebol, tão intensa como a brasileira. Isso pode significar milhares de turistas, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.
- Acreditamos que o número de visitantes argentinos pode chegar a cerca de 40 mil, especialmente chegando pela via rodoviária, dispostos a torcer pela sua seleção e consumir - ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A temporada de veraneio no Rio Grande do Sul será um termômetro para avaliar o potencial de consumo dos argentinos.
- Em princípio, o país está em crise e sua moeda está extremamente desvalorizada, o que fará com que predominem compras de baixo custo. A oportunidade de vendas estará concentrada para os supermercados, restaurantes de baixo custo e bares noturnos - destaca o presidente da FCDL-RS.
Um fator que facilita as vendas para o púbico argentino é que alguns de seus principais hábitos de consumo são muito similares aos gaúchos: a erva-mate e a carne bovina fazem parte do dia-a-dia do país vizinho.
A Austrália, apesar de muito distante, também tem hábitos semelhantes aos dos moradores do Rio Grande do Sul. Os australianos consomem muita carne, especialmente bovina e de ovelha, e também muita cerveja. O maior país da Oceania concentra sua população, de elevado poder aquisitivo, nas regiões litorâneas.
- Isso fará com que maior potencial de consumo seja a moda praia e artigos para esportes marítimos, como o surf. A tendência é que o turismo de australianos fique limitado a poucos milhares de visitantes, já que o futebol não é dos esportes mais populares naquele continente - explica o presidente da entidade varejista.
As seleções europeias, França e Holanda, deverão enviar ao Rio Grande do Sul pelo menos oito mil visitantes somados. Além de alimentação e hotelaria de ticket mais elevado, esse grupo de turistas tenderá a consumir mais artigos de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal. O turismo cultural também deverá ser bastante requisitado por esses torcedores.
Argélia e Nigéria estão estreitamente ligadas à cultura árabe e tem a tradição de forte religiosidade. Os negócios que conseguirem aliar essa questão ao lazer associado à Copa do Mundo terão boas oportunidades, especialmente na hotelaria e alimentação.
- Com esses visitantes, os comerciantes precisam estar atentos às diferenças culturais. É importante, por exemplo, não colocar produtos suínos, que eles não consomem, próximos a outras carnes e lembrar que bebidas alcoólicas são proibidas para a maioria dos islâmicos - conclui Vitor.
A única seleção que não foi positiva no sorteio das chaves da Copa do Mundo é a seleção de Honduras. Na avaliação da entidade, este país não deve somar um contingente de turistas relevante para Porto Alegre.
Visitantes com hábitos semelhantes aos locais, como os argentinos,
são vistos com otimismo pelo comércio gaúcho
O comércio gaúcho tem mais motivos para comemorar com as seleções sorteadas para jogar em Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014. De forma geral, os países que virão a Porto Alegre serão um excelente atrativo para o turismo e comércio do Rio Grande do Sul. Torcedores da Argentina serão os mais numerosos na capital gaúcha, pela proximidade e pela paixão pelo futebol, tão intensa como a brasileira. Isso pode significar milhares de turistas, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.
- Acreditamos que o número de visitantes argentinos pode chegar a cerca de 40 mil, especialmente chegando pela via rodoviária, dispostos a torcer pela sua seleção e consumir - ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A temporada de veraneio no Rio Grande do Sul será um termômetro para avaliar o potencial de consumo dos argentinos.
- Em princípio, o país está em crise e sua moeda está extremamente desvalorizada, o que fará com que predominem compras de baixo custo. A oportunidade de vendas estará concentrada para os supermercados, restaurantes de baixo custo e bares noturnos - destaca o presidente da FCDL-RS.
Um fator que facilita as vendas para o púbico argentino é que alguns de seus principais hábitos de consumo são muito similares aos gaúchos: a erva-mate e a carne bovina fazem parte do dia-a-dia do país vizinho.
A Austrália, apesar de muito distante, também tem hábitos semelhantes aos dos moradores do Rio Grande do Sul. Os australianos consomem muita carne, especialmente bovina e de ovelha, e também muita cerveja. O maior país da Oceania concentra sua população, de elevado poder aquisitivo, nas regiões litorâneas.
- Isso fará com que maior potencial de consumo seja a moda praia e artigos para esportes marítimos, como o surf. A tendência é que o turismo de australianos fique limitado a poucos milhares de visitantes, já que o futebol não é dos esportes mais populares naquele continente - explica o presidente da entidade varejista.
As seleções europeias, França e Holanda, deverão enviar ao Rio Grande do Sul pelo menos oito mil visitantes somados. Além de alimentação e hotelaria de ticket mais elevado, esse grupo de turistas tenderá a consumir mais artigos de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal. O turismo cultural também deverá ser bastante requisitado por esses torcedores.
Argélia e Nigéria estão estreitamente ligadas à cultura árabe e tem a tradição de forte religiosidade. Os negócios que conseguirem aliar essa questão ao lazer associado à Copa do Mundo terão boas oportunidades, especialmente na hotelaria e alimentação.
- Com esses visitantes, os comerciantes precisam estar atentos às diferenças culturais. É importante, por exemplo, não colocar produtos suínos, que eles não consomem, próximos a outras carnes e lembrar que bebidas alcoólicas são proibidas para a maioria dos islâmicos - conclui Vitor.
A única seleção que não foi positiva no sorteio das chaves da Copa do Mundo é a seleção de Honduras. Na avaliação da entidade, este país não deve somar um contingente de turistas relevante para Porto Alegre.
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