Redação: Victor Thompsen e Vitor Kellner / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens / Vídeo: YouTube
Dono da melhor campanha da Libertadores, o Grêmio enfrenta mais uma pedreira no chamado grupo da morte. Consideradas as melhores equipes do grupo 6, Grêmio e Newell`s Old Boys disputaram duas partidas em sequencias pela competição. A primeira nesta quarta-feira (13) na Arena e a segunda no dia 19 na Argentina.
O Grêmio irá a campo embalado por estar na liderança do grupo na Libertadores, classificado a fase de mata-mata do Gauchão e por ter vencido o Passo Fundo por 3 a 1 no último domingo. Já o Newell`s Old Boys não vive bom momento, mesmo depois de golear o Nacional-URU na segunda rodada da Libertadores a equipe não tem um bom inicio de Campeonato Argentino, em 7 jogos a equipe conseguiu somar apenas 9 pontos, alem disso a equipe vem de derrota para o Olimpo fora de casa por 1 a 0, no último final da semana.
Principal equipe do futebol argentino na competição, o Newell’s Old Boys certamente é o adversário mais forte do Grêmio na fase de grupos da Libertadores, gosta de jogar no ataque, tocando bola e se aproveitando das falhas do adversário, o principal ponto fraco é a marcação no contra-ataque, pois o time Argentino ataca com muitos jogadores sobrecarregando alguns na marcação. O esquema tático que o técnico Alfredo Berti utiliza é o 4-3-3 variando com o 4-2-3-1, com liberdade para os laterais Cáceres e Casco atacar, com isso a defesa fica sobrecarregada em contra-ataques.
Os pontos fortes do Newell’s Old Boys estão no ataque e foram demonstrados na vitória contra o Nacional do Uruguai, na última rodada. Enquanto a defesa, deixa a desejar em alguns aspectos, que foram revelados na derrota para o Atlético Nacional da Colômbia na estreia da equipe na competição.
Como chegou à Libertadores:
O Newell’s Old Boys foi o primeiro clube argentino a carimbar passagem para disputar a Copa Libertadores da América de 2014. Para isso, o time precisou conquistar o Torneio Final 2013, disputado no primeiro semestre do ano em questão. ‘Los Leprosos’ foi campeão pela sexta vez em sua história e com uma rodada de antecedência. O goleador do campeonato foi Nacho Scocco (atualmente jogador do Inter), com 11 gols anotados. A equipe, treinada na época por Gerardo ‘Tata’ Martino (hoje no Barcelona), teve 12 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, marcando 40 gols e sofrendo 21
Esquema tático:
Quarto colocado no Torneio Inicial 2013, o time de Alfredo Berti teve como última partida do ano um empate diante do Lanús em 2 a 2, com gols de Pérez e um contra do adversário. A equipe foi a campo no 4-2-3-1, ainda fruto de Tata Martino: Nahuel Guzmán; Marcos Cáceres, Victor López, Gabriel Heinze e Milton Casco; Pablo Pérez e Diego Mateo; Lucas Bernardi, Victor Figueroa e Maxi Rodriguez; David Trezeguet.
Em amistosos de pré-temporada realizados em janeiro, o técnico Alfredo Berti utilizou a seguinte escalação: Nahuel Guzmán; Marcos Cáceres, Diego Mateo, Gabriel Heinze e Milton Casco; Horacio Orzán e Hernán Villalba; Lucas Bernardi, Maximiliano Rodríguez e Víctor Figueroa; David Trezeguet.
No final do mês de janeiro, o clube anunciou o meia Éver Banega, que estava no Valencia, da Espanha. Ele vem por empréstimo de seis meses de olho em uma convocação para a Copa do Mundo. Gabriel Heinze, que terminou 2013 com muitas lesões musculares, levantou a hipótese de se aposentar, mas fará isso somente após o fim da Libertadores. O time perdeu o volante Pablo Pérez, que foi negociado com o Málaga, da Espanha.
Ausências:
Dois jogadores titulares estão lesionados e deverão desfalcar o NOB contra o Grêmio, o volante Diego Mateo com lesão no joelho não estará a disposição, assim como o atacante Fabián Muñoz com um estiramento na coxa.
Destaques:
O meia Maxi Rodriguez e o atacante David Trezeguet ganham os holofotes internacionais neste time do Newell’s. Maxi, de 32 anos, foi campeão dos Jogos Olímpicos de Atenas com a Seleção Argentina e participou de duas edições da Copa do Mundo. Foi ainda campeão da Liga Europa pelo Atlético de Madrid, da Espanha. Já Trezeguet, de 36, leva em seu currículo um título mundial com a França em 1998, além de ficar dez anos atuando pela Juventus da Itália, com duas conquistas do Campeonato Nacional. Por fim, o clube repatriou Éver Banega, 25 aos, que foi revelado nas divisões de base do Boca Juniors e depois atuou no Atlético de Madrid e no Valencia. Banega conquistou a Taça Libertadores com o time argentino em 2007.
Técnico:
Alfredo Berti foi campeão argentino de 1992 como jogador com o próprio Newell’s. Ele tem 42 anos e foi auxiliar-técnico de Marcelo Bielsa, na Seleção do Chile, e de Tata Martino, no próprio Newell's. Assumiu como treinador do time argentino em julho de 2013.
Nos primeiros 11 jogos com o novo técnico, Alfredo Berti, um recorde para o clube: 26 pontos ganhos em 33 disputados. Depois disso, o time afundou. Ano-novo, resultados ruins. O 2014 começou mal para o Newell’s.
Após as derrotas para Nacional de Medellín (1 a 0, na estreia da Libertadores) e a goelada de 3 a 0 para o Gimnasia La Plata, Berti estava por ser demitido. Foi quando o experiente zagueiro Heinze, 35 anos, anunciou que o grupo estava fechado com o treinador e que ele permaneceria. Como por milagre, o Newell’s decolou. Nos últimos três jogos em casa, fez quatro gols no Atlético Rafaela, outros quatro no Nacional (URU) e mais quatro no Vélez, além de empates como visitante contra Belgrano e Estudiantes de La Plata.
Chegadas: Éver Banega (Valência - ESP), Nicolas Castro (Godoy Cruz - ARG), Adrián Gabbarini (Independente-ARG), Franco Lazzaroni (Defensa y Justicia-ARG), Damián Manso (Deportivo Cueca-EQU) e David Trezeguet (River Plate-ARG).
Saídas: Rinaldo Cruzado(Nacional - URU), Pablo Pérez(Málaga - ESP), Hernán Altoaguirre(Cobreloa - CHI); Ignácio Scocco (Inter-BRA/Sunderland-ING) e Vergini (Sunderlad-ING).
Torcida:
O clube possui uma enorme torcida na região da cidade de Rosário, onde fica a sede do clube, sendo considerada uma das fiéis e fanáticas torcidas do futebol argentino.
La Hinchada Mas Popular
La Hinchada mas Popular, é o nome da principal barra brava do clube, cujo desempenho é caracterizado pelo uso de gritos de incentivo. Os fãs de Newell's Old Boys neste bloco de definição, de acordo com vários estudos sendo considerada uma das mais significativas da Argentina.
No entanto, essa barra brava do Newell's Old Boys tem é acusada em ter em suas fileiras a presença de hooligans. Em 2007, o Diário esportivo Olé, publicou um relatório que se refere imediatamente aos hooligans do Newell's Old Boys, detalhando a história da atual liderança do hooligan vermelho e preto, e o caminho seguido para chegar ao poder, e também inclui menções à relação com a atual liderança do clube.
Ao longo de sua história foi inspirar e gerar o surgimento de várias instituições desportivas em honra do clube, como "Club Atlético Newell's Old Boys de Porto Alegre" o, fundada em 1992 pelas mãos de um grupo de fãs de São Paulo, ou o "Club Atlético Newell's Old Boys Biblioteca" de Laguna Larga, que surgiu em 1945 por iniciativa de dois moradores locais e com a ajuda de um vendedor de Rosario.
Estádio:
Seu estádio é o El Coloso del Parque, rebatizado em 2009 de Estádio Marcelo Bielsa, com capacidade para 38.000 espectadores e foi sede do Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 2001.
Marcelo Alberto Bielsa
O " Estádio Marcelo Alberto Bielsa, está localizado na cidade de Rosario, mais precisamente no Parque da Independência . Foi inaugurado em 23 de julho de 1911 e por muitas reformas, conseguiu chegar à capacidade atual de 38,095 espectadores, sendo o terceiro maior no interior da Argentina.
Em 1996, sofreu uma grande transformação, que incluiu reformas importantes, culminando com a abertura de duas bandejas novas (um mezanino e um alto popular), atingindo acima da capacidade. Essas reformas também incluíram um sistema de sprinklers , atualizando a iluminação, a adição de 4 torres de iluminação, expandindo o campo de seus atuais 105 x 70 metros, e a incorporação de sistemas de segurança e vigilância.
Devido às suas amenidades, juntamente com certas normas internacionais em vigor (tem 4 roupas), a FIFA nomeou como uma das sedes da Copa do Mundo Sub-20 em 2001, disputado na Argentina.
Em 22 de dezembro de 2009, uma ato de homenagem ao ex-técnico do clube Marcelo Bielsa, com sua presença, o estádio foi rebatizado como o idolatrado o ex-técnico vermelho e preto. Por sua vez, o público da viseira de idade tomou o nome de Gerardo Martino , o "Tata", também presente nas festividades.
2°rodada: Newell's Old Boys 4x0 Nacional(URU) - El Colosso del Parque(Buenos Aires - ARG) 27/02/2014 - 21H45
3ºrodada: Grêmio(BRA) x Newell's Old Boys - Arena do Grêmio(Porto Alegre - BRA) 13/03/2014 - 21H15
4ºrodada: Newell's Old Boys x Grêmio(BRA) - El Colosso del Parque(Buenos Aires - ARG) 19/03/2014 - 22H00
5°rodada: Nacional(URU) x Newell's Old Boys - Parque Central(Montevidéu - URU) 26/03/2014 - 19H45
6ºrodada: Newell's Old Boys X Atlético Nacional(COL) - El Colosso del Parque(Buenos Aires - ARG) 10/04/2014 22H00
Veja os gols da última partida do Newell`s na Libertadores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário