EDITORIAS:

sábado, 26 de julho de 2014

DUPLA GRENAL PARTICIPA DE REUNIÃO COM DILMA

Redação: Tiago Dias / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens 



Representados por Giovanni Luigi e Romildo Bolzan Jr, Dupla Gre-Nal participou de Debate com Dilma Roussef para debater sobre o refinanciamento da dívida dos clubes.

A Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira, em Brasília. Além dos representantes da Dupla, outros times estiveram presentes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Bahia, Santa Cruz, Paysandu e Coritiba). Os Ministros Aldo Rebelo e Guido Mantega também estavam. 

O objetivo principal era apresentar e discutir ideias para melhorar a condição administrativa e financeira do futebol. A Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE) foi tratada. O projeto que trata da renegociação das dívidas dos clubes que está no Congresso Nacional desde Novembro está parado. Dilma afirmou que agilizará a aprovação do Projeto.

Bolzan afirmou que o Governo se mostrou interessado em um consenso a favor da melhoria do futebol e que o encontro foi positivo. "Se tu deres condição de autossuficiência econômica para os clubes, tu também seguras os jogadores mais tempo no Brasil, mais longevos nos clubes. Da forma como está, não segura ninguém. É pra comer amanhã. Pra fechar a conta do ano" avaliou Romildo Bolzan. Também foi dito pelo dirigente, que a pauta não foi muito aprofundada, ficando para os clubes uma maior discussão sobre o assunto.

Para isso uma comissão foi formada pelos dirigentes presentes e os ministérios do Esporte e da Fazenda, para um consenso também com os projetos apresentados, em uma reunião no início da semana com a Presidente, pelo Bom Senso FC.

O governo federal pretende fazer ajustes até o final da semana que vem no projeto de lei a ser enviado para o Congresso para votação ainda em agosto.


O secretário Nacional de Futebol do Ministério dos Esportes, Antônio José Carvalho do Nascimento, diz que a dívida seria paga em 25 anos (300 parcelas), com um tempo de ajuste de 36 meses. Por esse período, os clubes poderiam pagar apenas 50% das parcelas, podendo optar por pagar esses valores ao final do financiamento. "O modelo é semelhante ao adotado por clubes da Europa. Lá o tempo de adaptação foi ainda maior, de cinco anos" disse o secretário.

Os clubes farão o “fair play financeiro”, os clubes terão que apresentar certidões negativas de débito para participar de campeonatos, pagar salários em dia, estariam proibidos de antecipar receitas para além dos mandatos vigentes dos presidentes e estariam sujeitos a punições de até rebaixamento se descumpridas as obrigações.

"Essa dívida que discutimos hoje engloba valores referentes a décadas de 70, 80. É preciso negociar esse passivo" declarou Giovanni Luigi.

O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, preocupou a todos fazendo um apelo. Visto que o Botafogo saiu do Ato Trabalhista, o clube está com bloqueio de 100% das receitas. Assumpção disse que o clube cogita  abandonar o Brasileirão por não ter condições de gerir o clube sem o dinheiro. “Ele falou que o clube está ingovernável, foi um depoimento preocupante. Imaginávamos que a situação do Botafogo estava complicada e ele falou o que estava sentindo”, disse Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba.

Somando todos os clubes, a divida gira em torno de R$ 3 bilhões (Débitos como o INSS, IR, FGTS, Timemania e Banco Central).

Nenhum comentário:

Postar um comentário